Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Cotidiano Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016, 16:58 - A | A

Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016, 16h:58 - A | A

Prevenção

Mês de prevenção DST/Aids/HIV tem testes e orientações a população de Três Lagoas

Ação contou com parceria dos acadêmicos de enfermagem e psicologia da Aems e profissionais do Sest/Senat

Flavia Andrade
Capital News

No mês do combate à Aids, o Programa de prevenção a DST/Aids/HV realiza diversas ações para reforçar a comunidade da importância da prevenção e cuidado para evitar as possíveis transmissões as doenças.

Foram realizados 65 testes rápidos para HIV (fluido oral) para a população e aproximadamente 150 pessoa receberam orientações de cuidados. Além disso, foraM distribuídos 1.500 preservativos para a população,Segundo a psicóloga e coordenadora do programa, Susie Donero.

“Ficamos contentes com a campanha, pois por ser o único tipo de serviço oferecido e muitas pessoas ainda terem receio de realizar o teste, a procura foi bastante de participar e buscar as orientações”, disse Susie. O atendimento foi no período noturno.

A ação realizada pelo Programa de DST/Aids/HV, teve a parceria dos acadêmicos de enfermagem e psicologia da Aems e colaboradores do Sest/Senat.

Susie ressaltou que ao longo do mês de novembro a equipe realizou diversas palestras e orientações nas escolas públicas, empresas e indústrias privadas. A iniciativa que fez parte do Dia Mundial de Luta Conta a Aids, que foi lembrando na última quinta-feira (1º de dezembro).

A ação teve como objetivo incentivar a população quanto a realização periódica de testes de HIV, além de reforçar a importância do uso da camisinha durante a relação sexual.

Atualmente, estão em tratamento no DST, 597 pessoas vivendo com HIV/Aids na macrorregião (Três Lagoas, Água Clara, Brasilândia, Bataguassu, Santa Rita do Pardo e Selvíria) e segundo o Programa Municipal de DST/Aids de Três Lagoas, a expectativa é que até 2020, aproximadamente mil pessoas estejam em tratamento no município.

Comente esta notícia