Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019, 14:34 - A | A

Quinta-feira, 17 de Outubro de 2019, 14h:34 - A | A

Operação Bocaiúva

Mulher é multada por manter papagaios em cativeiro

Também tinha duas aves exóticas da espécie periquito australiano e um canário belga

Elaine Silva
Capital News

 

Divulgação/PMA

Mulher é multada por manter papagaios em cativeiro

Animais estavam com as asas cortadas

Polícia Militar Ambiental autuou uma mulher de 42 anos, durante a operação Bocaiúva em R$ 16,5 mil por manter papagaios ilegalmente em cativeiro e por maus-tratos às aves. Caso aconteceu na quarta-feira (16)  em uma fazenda no município de Anaurilândia.

 

Ação aconteceu  após denúncia anônima, no local os policiais perceberam que estavam com as asas cortadas, caracterizando-se maus tratos. Havia também algumas duas aves exóticas da espécie periquito australiano e um canário belga, que são consideradas pelas normas como domésticas e não foram apreendidas.

 

A mulher responderá por crime ambiental e poderá pegar pena de seis meses a um ano de detenção pela manutenção dos animais ilegalmente em cativeiro e de três meses a um ano por maus-tratos. Conforme a assessoria da PMA, a autora foi multada administrativamente em R$ 16, 5 mil, contra a autuada pelas duas infrações. Os animais serão encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais silvestres – CRAS, na Capital.

 

Operação

A PMA, o IBAMA e o Imasul, como no ano passado, no período reprodutivo dos psitacídeos (papagaio, arara, periquitos, maritacas, etc.) estão realizando operação contra o tráfico de animais silvestres, especialmente o papagaio. Nesta primeira fase, a “Operação Bocaiúva” envolve 43 policiais e fiscais e foi iniciada na quinta-feira (12), no intuito principal de evitar a retirada dos filhotes dos ninhos, tendo em vista, que depois da retirada das aves, mesmo quando se apreendem, os problemas à natureza e os custos econômicos, para cuidar dos animais até a reintrodução envolvem muito dinheiro público.

 

Enquanto as equipes se distribuem em fazendas e bloqueios, os outros órgãos de segurança, como, Unidades da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, principalmente da região com maior índice do tráfico, foram alertados para atentarem para o problema neste período.

 

Comente esta notícia