Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 23 de Julho de 2019, 09:54 - A | A

Terça-feira, 23 de Julho de 2019, 09h:54 - A | A

Conclusão

Obra da UFN3 abre novas perspectivas de investimento no Estado

Com o fim das negociações entre o governo do Estado e a Acron,expectativa para novos investimentos é destaque pelo secretário da Semagro.

Flavia Andrade
Capital News

Arquivo/PortalMS

Obras da UFN III devem ser retomadas em oito meses

Com o fim das negociações entre o governo do Estado e a Acron,expectativa para novos investimentos é destaque pelo secretário da Semagro.

 

A Unidade de Fertilizantes Nitrogenados 3 (UFN3) da Petrobrás, localizada no município de Três Lagoas, teve a compra finalizada pela companhia russa Acron, abrindo novas perspectivas de investimento e diversificação econômica para Mato Grosso do Sul. 

 

Para o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), “Até o final de agosto deve ser assinado um pré-contrato de compra da UFN3 pela Acron. O processo de negociação entre a companhia russa e a Petrobras, no entanto, só deve ser finalizado em setembro. Após a conclusão dessa etapa, as obras serão retomadas em 2020. De acordo com o cronograma da Acron, a fábrica entra em operação em 2023. Para que tudo isso aconteça de fato, tivemos de readequar e redimensionar os benefícios fiscais e demais autorizações que haviam sido concedidos à Petrobras, no âmbito do Governo do Estado e também da prefeitura de Três Lagoas, para concedê-los à Acron, atendendo as solicitações e cronogramas apresentados pela empresa russa”, afirma.

 

Ainda conforme Verruck, “além das questões de negociação com a Petrobras, também já nos foram dadas informações relevantes que nos apontam novas perspectivas de investimento e diversificação econômica para Mato Grosso do Sul. A Acron já selou um pré-acordo de fornecimento de gás natural com YPFB, da Bolívia, o que é fundamental para a economia do Estado, em termos de arrecadação. A estatal boliviana deverá ter participação acionária na UFN3 e os russos já anunciaram a instalação de uma comercializadora de ureia, em Campo Grande”, destaca.

 

As ações do Governo do Estado para a viabilização do empreendimento têm chamado a atenção de investidores interessados em Mato Grosso do Sul. “Já existe uma indústria em contato com o governo, em função da instalação da Acron no Estado. É algo em estágio embrionário ainda, mas cujo interesse decorre do ambiente favorável de investimento que temos trabalhado para oferecer e cuja viabilidade está condicionada à conclusão da UFN3”, finalizou Jaime Verruck.

 

Comente esta notícia