Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 05 de Setembro de 2018, 18:32 - A | A

Quarta-feira, 05 de Setembro de 2018, 18h:32 - A | A

INDIGNAÇÃO

UFMS fecha curso de graduação e alunos articulam protesto

Um ato está sendo organizado no campus da Universidade, em Três Lagoas

Gian Nascimento
De Três Lagoas para o Capital News

Reprodução/Rede Social

UFMS fecha curso de graduação e alunos articulam protesto

O estudante Renan Gonçalves do campus da UFMS de Ponta Porã

O fechamento do curso de Letras com habilitação em Literatura no campus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) gerou revolta nos acadêmicos que prometem uma manifestação na noite desta quarta-feira (5) para tentar reverter a posição da Universidade. 

 

A decisão foi divulgada por meio da Resolução 85 do Conselho Universitário da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), na última segunda-feira (3), gerando indignação nas redes sociais por parte de inúmeros alunos do Campus de Três Lagoas (CPTL). 

 

Conforme material que veicula na internet, “o conselho da universidade decidiu, sem comunicar discentes ou docentes, pelo fechamento do curso de Letras com Habilitação em Literatura”, diz o comunicado. 

 

Maressa Garcia Urbano acadêmica de Letras do CPTL, que é representante discente da turma de Letras gravou um vídeo sobre o tema e, ao fundo, estudantes do curso demonstram total desacordo com a extinção da graduação. “Não podem tirar os cursos de licenciatura da grade. Nós lutamos pela Literatura, humanização do homem e do ser humano”, comentou a aluna.

 

Um ato está sendo organizado na noite desta quarta-feira (05), a partir das 20h30 em frente ao Restaurante Universitário (RU) no campus da UFMS – Três Lagoas. O convite menciona que as licenciaturas estarão com cartazes, “Essa luta é de todos nós. Aos bacharéis que acreditam na educação e são solidários pela nossa luta: junte-se a nós! Os seus filhos precisaram de professores formados com qualidade, pois estamos em tempos sombrios”.

 

OUTRO CAMPUS

Foi divulgado na tarde de terça-feira (04) outro vídeo do estudante Renan Gonçalves, onde o mesmo e outros acadêmicos protestam contra o fechamento do ingresso do curso de Ciências da Computação da UFMS do Campus de Ponta Porã. 

 

De acordo com a divulgação reuniram-se mais de 200 estudantes inconformados contra “o pacote de medidas consideradas sorrateiras e antidemocrática que foram tomadas sem qualquer discussão prévia nas instâncias superiores da UFMS”, menciona a descrição. 

 

Foto: Reprodução/ Rede Social

 

Legenda: A acadêmica Maressa Garcia Urbano durante a gravação de uma vídeo contra o fechamento da graduação.

Comente esta notícia