Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Economia Sexta-feira, 07 de Julho de 2017, 14:48 - A | A

Sexta-feira, 07 de Julho de 2017, 14h:48 - A | A

Economia

Fibria anuncia compra de ações de empresa finlandesa

Acordo garante parte minoritária na empresa do ramo têxtil, com o direito de uma cadeira no Conselho Administrativo da indústria

Gian Nascimento
De Três Lagoas para o Capital News

Divulgação

Acordo garante parte minoritária na empresa do ramo têxtil, com o direito de uma cadeira no Conselho Administrativo da indústria

Fibria assume 18% das ações econômicas da Spinnova

A Fibriaassinou nesta quinta-feira (6) o contrato para aquisição de 18% na empresa Spinnova, da Finlândia, estabelecendo uma parceria para desenvolvimento, produção e comercialização de materiais baseados em suas tecnologias. O acordo pela participação minoritária custou 5 milhões de euros para a Fibria, que terá o direito de indicar um membro para o Conselho de Administração da Spinnova.

A Spinnova é uma startup com foco no desenvolvimento de tecnologias de baixo custo e ambientalmente sustentáveis para a produção de matérias-primas para a indústria têxtil. Essas tecnologias utilizam fibras de madeira para a produção de fios e filamentos que podem substituir o algodão, a viscose e outros insumos na aplicação em tecidos e não tecidos.

“Essa parceria reforça o posicionamento da Fibria para o desenvolvimento de novos produtos com alto valor agregado, que vão além do conceito de commodity e complementam nossa liderança global na produção de celulose de eucalipto.”, disse o presidente da Fibria, que continuou “A aquisição de participação na Spinnova amplia nosso portfólio de investimentos em empresas que sejam capazes de contribuir com soluções para os problemas relacionados às mudanças climáticas e para uma economia de baixo carbono”.

O acordo assinado entre a empresa brasileira e a finlandesa prevê o investimento conjunto da Fibria e da Spinnova no desenvolvimento de uma linha de produção piloto para teste da viabilidade das tecnologias desenvolvidas pela Spinnova e produção em escala pré-comercial. Caso o projeto atinja a fase comercial, as duas empresas poderão estabelecer uma joint-venture para produção e comercialização do produto.

"A chegada da Fibria ajudará a Spinnova a expandir nossos negócios de forma mais rápida e melhorar significativamente a nossa competitividade global. Valorizamos muito essa parceria, que consideramos benéfica para ambos os lados, pois temos muitas sinergias estratégicas e compartilhamos uma visão comum. Estávamos procurando por novas oportunidades de negócios e ficamos impressionados com a capacidade da Fibria de trabalhar com uma startup de tecnologia como a nossa", diz o CEO e fundador da Spinnova, JannePoranen,

A parceria com a Spinnova e sua plataforma tecnológica poderão permitir à Fibria, em linha com sua estratégia de novos negócios, desenvolver produtos para novas aplicações ao longo dos próximos anos.

"Essa parceria reforça o nosso atributo de inovação competitiva e nos coloca na vanguarda tecnológica da produção de fibras têxteis a partir da madeira”, finaliza o diretor de Tecnologia e Inovação da Fibria, Fernando Bertolucci.

Comente esta notícia