Notícias de Três Lagoas e MS | Capital News

Sexta-feira, 21 de Agosto de 2015, 17h:39

Senac ajuda jovens a conquistar espaço no mercado de trabalho

Senac oferece mais de 700 vagas em 22 turmas em Três Lagoas e Corumbá

Myllena de Luca
Capital News

O Senac atua com o Programa de Aprendizagem Profissional Comercial para facilitar o acesso de jovens ao mercado de trabalho. Jovens de 14 a 24 anos podem contar com uma grade de cursos gratuitos. As unidades de Três Lagoas e Corumbá oferecem 700 vagas em 22 turmas, com início em setembro.


O jovem precisa ser contratado pelas empresas que desejam ter um aprendiz em seu quadro de colaboradores. Todas as empresas de médio e grande porte devem ter em seu quadro de funcionários uma porcentagem de 5% a 15% de aprendizes com base nas funções que demandem formação profissional de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).  Micro e pequenas empresas não são obrigadas a contratar, entretanto, podem ter aprendizes se tiverem interesse.


Para ser um aprendiz é preciso que o jovem tenha entre 14 e 24 anos incompletos, esteja cursando, no mínimo, o ensino fundamental, tenha contrato de, no máximo, dois anos e carga horária não superior a seis horas diárias. Já o estagiário não cria vínculo empregatício com a empresa, pode receber bolsa-auxílio ou outra forma de compensação que venha a ser acordada, sua prática deve ser compatível com a formação e horário escolar, seu contrato não pode durar menos que um bimestre e sua contratação não é obrigatória.