Notícias de Três Lagoas e MS | Capital News

Segunda-feira, 09 de Janeiro de 2017, 18h:52

Meta é vacinar mais de mil meninos contra HPV em Três Lagoas

Prefeitura divulga mudança de prazo para algumas vacinas e reforço do HPV

Natália Moraes
Capital News

Divulgação/Prefeitura de Três Lagoas

Meta é vacinar mais de mil meninos contra HPV em Três Lagoas

Vacina já está disponível em todos os os postos de saúde do município

Em Três Lagoas, a meta é vacinar 1.024 meninos entre 12 e 13 anos de idade contra o HPV. A vacina já está disponível em todos os  os postos de saúde do município e será oferecida durante todo o ano.


A coordenadora do Setor de Imunização, Humberta Azambuja, diz que é necessário tomar as duas doses, com intervalo de 6 meses.  “O ideal é se prevenir antes do inicio da vida sexual ativa. Quanto mais precoce a dose, mais eficaz será”, disse. A vacinação protege os meninos contra quatro tipos de vírus HPV.


Mudanças
Conforme a assessoria da Prefeitura de Três Lagoas, neste ano, algumas alterações serão feitas quanto ao tempo de imunização para algumas vacinas.


A vacina para hepatite era oferecida somente para menores de dois anos de idade.  Agora, o prazo foi estendido para a faixa que engloba os menores de cinco anos de idade, caso a criança não tenha completado o esquema vacinal.  A tetraviral previne contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela.


Outra novidade ofertada pelo Ministério da Saúde é a disponibilidade de vacinação contra meningite para meninos e meninas de 12 a 13 anos de idade. Mudanças também para a imunização das gestantes. A vacina DTPA adulta, contra coqueluche (tosse cumprida), passa a ser oferecida a mulher grávida a partir do quinto mês de gestação. Antes, era disponibilizada a partir do sétimo mês.