Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Sexta-feira, 12 de Outubro de 2018, 08h:13

Conheça a história da Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil

Além da comemoração católica, o dia também é destinado às crianças no Brasil

Flávio Veras
Capital News

Santuário Nacional/Cedida

Conheça a história da Padroeira do Brasil

O dia 12 de outubro foi escolhidos por ser proxim a data do encontro da imagem no Rio Paraíba

Todo os anos, no dia 12 de outubro, os católicos brasileiros comemoram o dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Além da comemoração católica, o data também é lembrada como Dia das Crianças. 

 

Conheça a história

Só em 1953 é que 12 de outubro passou ser oficialmente o Dia da Padroeira. Antes, segundo o Padre Victor Hugo Lapenta, da Comissão de Bens Culturais e Histórico da Arquidiocese de Aparecida, a data já havia sido celebrada no dia 8 de dezembro- dia da Imaculada Conceição no mundo. A data também foi comemorada no primeiro domingo de maio, no mês de Maria; além de 8 de setembro, mês de nascimento Dela. A transferência para 12 de outubro foi para aproximar a celebração da data do encontro da imagem no Rio Paraíba.

 

A imagem considerada milagrosa está abrigada em um nicho a 4 metros do chão, em um retábulo de 40 centímetros de largura e blindado no Santuário Nacional. O nicho é revestido por pastilhas brancas e douradas que reproduzem as imagens de três arcanjos - Miguel, Gabriel e Rafael. O local representa a passagem bíblica da "Escada de Jacó" (Gn 28:12) - "E teve um sonho no qual viu uma escada apoiada na terra; o seu topo alcan­çava os céus, e os anjos de Deus subiam e des­ciam por Ela", diz o versículo.

 

Templos

A imagem foi encontrada no rio em 1717 e peregrinou nas casas dos pescadores que a encontraram até 1932. O primeiro oratório público foi construído em 1732. A tradição conta que um dos milagres, o das velas que acenderam sozinhas para iluminar a imagem, aconteceu neste local. A primeira igreja reconhecida canonicamente dedicada à Nossa Senhora Aparecida foi erguida em 1745 em Aparecida. Após reformas no local, em 1888 foi inaugurada a Matriz Basílica (Basílica Velha) e, na década de 50, o Santuário Nacional.

 

Milagres

Dentre os inúmeros milagres atribuídos à Santa, dois têm seus registros físicos - uma corrente e uma pedra, ambas estão em um museu. A corrente teria pertencido a um escravo e se soltou quando ele se aproximou da imagem. Outro objeto é a pedra, que tem a marca da ferradura do cavalo, que ficou presa no local assim que seu cavaleiro decidiu entrar na igreja para zombar da fé dos fiéis. "São marcos de milagres reconhecidos pelo Vaticano”, disse César Maia, curador do museu em Aparecida.

Divulgação

Nossa Senhora Aparecida

Dia 12 dia Outubro é comemorado o dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida

Dia das crianças

O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político, o deputado federal Galdino do Valle Filho. A ideia do parlamentar era homenagear às crianças na década de 20.

 

Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

 

Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes.

 

Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto. A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.

 

Outros países

Alguns países comemoram o dia das Crianças em datas diferentes do Brasil. Na 

Índia, por exemplo, a data é comemorada em 15 de novembro. Em Portugal e 

Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Em 5 de maio, é a vez 

das crianças da China e do Japão comemorarem!

 

Dia Universal da Criança

Muitos países comemoram o dia das Crianças em 20 de novembro, já que a ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece esse dia como o dia Universal das Crianças, pois nessa data também é comemorada a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças. Entre outras coisas, esta Declaração estabelece que toda criança deve ter proteção e cuidados especiais antes e depois do nascimento.

Divulgação/Assessoria

Crianças recebem brinquedos pedagógicos confeccionados por detentos

Fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto