Notícias de Três Lagoas e MS | Capital News

Sexta-feira, 12 de Outubro de 2018, 08h:50

Federação confirma Série B Estadual e aguarda estádios até dia 16

Coxim, Aquidauana, Maracaju e Jacques da Luz devem ser liberados nos próximos dias

Rogério Vidmantas
Capital News

Divulgação/Assecom

Douradão

Gramado do Douradão passou por reforma e tem novo sistema de irrigação

Apesar da preocupação em relação aos estádios, a Série B do Campeonato Estadual está mantida e a primeira rodada acontece no último fim de semana de outubro. Essa é a palavra da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) após se reunir com quase todos os clubes inscritos para a competição – Ubiratan não enviou representante. A competição aponta dois clubes para disputa da primeira divisão em 2019.

Nesta semana, em reunião na sede da entidade, em Campo Grande, a Federação orientou clubes e repassou as cobranças feitas pelo Ministério Público em relação aos estádios. “Os presidentes de clubes entenderam que não é uma exigência da Federação e sim uma exigência legal. Tivemos um avanço maior que nos últimos dias”, disse Marcos Tavares, vice-presidente e coordenador de competições da FFMS, em entrevista para Rádio Web Regional.

De acordo com Tavares, os estádios de Coxim e Aquidauana devem ser liberados nos próximos dias. A Serc, de Chapadão do Sul, sinaliza a possibilidade de mandar seus jogos no Estádio Laertão, na vizinha Costa Rica. Os laudos dos estádio Loucão, em Maracaju, e Jacques da Luz, em Campo Grande, já estariam em poder do Ministério Público para análise.  Agora a preocupação maior seria com os estádios Saraivão, em Ivinhema, e Douradão.

Em relação ao estádio de Dourados, que teve parte do gramado substituído e a instalação de um novo sistema de irrigação, falta o laudo do Corpo de Bombeiros, segundo Jânio Amaro, diretor-presidente da Funed, que administra a praça esportiva. “Os demais laudos ainda estão vigentes. Ministério Público quer a liberação total e estamos trabalhando para conseguir isso para 2019, mas esperamos manter a liberação para 7.900 torcedores por enquanto. O possível está sendo feito”, disse.

Série B confirmada

Com essas informações, a possibilidade de cancelamento da Série B, que chegou a ser cogitada pela entidade na última semana, foi afastada. “Não existe mais essa possibilidade. Algumas equipes já estão com seu plantel formado, comissão técnica e tudo mais. Se dia 16 [terça-feira] tivermos um estádio só liberado, mandaremos os jogos naquele estádio. A competição está mantida e qualquer desistência agora automaticamente o clube estará punido com dois anos impossibilitados de participar que qualquer competição”, informou o presidente Francisco Cezário.

Ainda de acordo com o mandatário da Federação, a palavra final sobre a possibilidade de utilização é sempre do Ministério Público de cada cidade, processo que deve ser acompanhado pelos dirigentes locais. “Fizemos um pacto de que até o dia 16 estaremos de prontidão para resolver qualquer situação com cada Ministério Público”, encerrou.