Cerca de (35) câmeras de monitoramento forão instaladas para inibir ações criminosas em diferentes pontos de Três Lagoas/MS, município que localizado a (323, 3 km) via BR-262 da Capital Campo Grande.
Episódios recentes mostram que o vídeo monitoramento é uma importante ferramenta para resolver crimes, já que as imagens possibilitam a reconstrução dos passos do suspeito nas imediações do local do crime e, além disso, servem de prova documental.
A implantação de câmeras de monitoramento tem um custo médio mais barato do que a contratação de pessoal e são uma ferramenta importante da polícia contra o crime. Recentemente alguns casos importantes foram resolvidos pelos investigadores graças à utilização desses equipamentos, como por exemplo, o atentado a bomba na maratona de Boston (USA) em 2013.
Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Três Lagoas a empresa Rodrigo Garcia Bonafé-ME é responsável pela instalação de postes e ramais elétricos e a Netware Comunicação e Informáticas – LTDA instalará as câmeras e os demais equipamentos necessários.
E o investimento que pretende amenizar os impactos trazidos pela abertura da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III (UFN3) custou R$ 1.234.529,12 e só foi possível com um convênio firmado entre a Petrobras e o município.