Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Política Terça-feira, 11 de Julho de 2017, 17:15 - A | A

Terça-feira, 11 de Julho de 2017, 17h:15 - A | A

Três Lagoas Sustentável

Secretarias de Três Lagoas se unem para avaliar transparência e participação social

Grupo avaliará índices no governo municipal como proposta de programas inseridos no Plano Três Lagoas Sustentável

Gian Nascimento
De Três Lagoas para o Capital News

Divulgação/Prefeitura de Três Lagoas

Secretarias de Três Lagoas se unem para avaliar transparência e participação social

Primeiro encontrou definiu o grupo que passará a se reunir com periodicidade para debater temas propostos

As secretarias municipais de Três Lagoas se reuniram no fim da última semana com representantes da Consultoria Sociedade Global, de Curitiba/PR, contratada pelo Grupo Votorantim, para iniciar a discussão e elaboração das diretrizes do fortalecimento da Transparência e Participação Social.

Conforme a Prefeitura de Três Lagoas, a Secretaria de Governo e Políticas Públicas (Segov) comanda os trabalhos com o intuito de dar continuidade às ações do Programa de Apoio à Gestão Pública e do Projeto de Transparência e Participação Social, dentro da execução do Plano Três Lagoas Sustentável. Um grupo foi constituído para discutir e avaliar periodicamente os índices de transparência e participação social.

Esse grupo, já formado por um representante de cada Secretaria, reuniu-se pela primeira vez na Secretaria de Meio Ambiente e Agronegócios (SEMEA), no Edifício das Repartições Públicas Estaduais (ERPE) e deverá, em breve, ser oficializado e tornado público, por meio de Portaria ou Decreto do prefeito Angelo Guerreiro.

“Apresentamos cada um dos produtos que iremos avaliar juntos com o Grupo até o final do ano e partimos então para apresentação do diagnóstico. O Grupo comentou os principais pontos fortes e algumas lacunas existentes que, comparadas com o cenário nacional, são normais”, resumiu um dos representantes da Global, que saiu satisfeito do primeiro encontro: “em geral, a avaliação foi muito positiva e em alguns pontos, como por exemplo o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), a Prefeitura de Três Lagoas caminha na frente de outros municípios”, avaliaram.

Entre as decisões firmadas pelo grupo estão as seguintes medidas: reunião quinzenal para não se perder o foco dos trabalhos; ter acesso à legislação; atualizar e repassar informações ao SIC; fazer conexão com outros processos de planejamento que estão acontecendo na Prefeitura de Três Lagoas; pensar e estudar qual deverá ser a participação ativa de cada membro do grupo; e identificar outras pessoas relacionadas aos temas em questão para informações e troca de experiências, entre outros compromissos.


Comente esta notícia