Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 18 de Março de 2019, 13:53 - A | A

Segunda-feira, 18 de Março de 2019, 13h:53 - A | A

PREVENÇÃO

Ações contra raiva são intensificadas no Mato Grosso do Sul

Foram capturados e controlados 567 morcegos hematófagos durante ação no mês de fevereiro

Leonardo Barbosa
Capital News

Divulgação

Caso de raiva bovina é registrada em propriedade rural após exames clínicos

Gados devem receber vacinação para não contrairem a doença

Em Mato Grosso do Sul, equipes de controle da raiva da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), realizaram no mês de fevereiro um trabalho em 255 propriedades rurais em regiões de risco para ocorrência da raiva. Também foram vistoriados 99 abrigos onde foram capturados e controlados 567 morcegos hematófagos.

 

Segundo relatório apresentado pelo Fiscal Estadual Agropecuário, Fabio Shiroma de Araujo, coordenador dos programas Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH) e de Prevenção e Vigilância da Encefalopatia Espongiforme Bovina (PNEEB), entre as ações preventivas, destacam-se as realizadas às margens do Rio Pardo e afluentes (municípios de Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Brasilândia, Ribas do Rio Pardo) com vistoria de 45 abrigos onde 355 morcegos hematófagos foram capturados e controlados.

 

Já na região Sudeste do estado (Novo Horizonte do Sul, Batayporã, Taquarussú, Nova Andradina), próximo às margens dos Rios Guiraí e Ivinhema, foram realizadas visitas a 42 propriedades rurais em região com casos de raiva e vistorias em 14 abrigos com captura e controle de 131 morcegos hematófagos.

 

Além destes, foram realizadas vistoria de abrigos nos municípios de Aral Moreira, Amambai, Coronel Sapucaia, Aquidauana, Sidrolândia, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Cassilândia, Costa Rica, Pedro Gomes, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Eldorado, Iguatemi, Japorã, Mundo Novo, Itaquiraí, Caarapó.

 

Na última sexta-feira (15), uma equipe esteve as margens da Serra do Rio Negro com São Gabriel do Oeste para verificação da suspeita de raiva por conta da mortalidade de bovinos e equinos. Na próxima semana eles realizarão ações de contenção de um foco confirmado às margens do Rio Negro, em Aquidauana.

 

 

Segundo Shiroma, a situação que será averiguada hoje serve como exemplo para lembrar os produtores da importância de comunicar o Iagro local sobre animais com sintomas da raiva e a presença de abrigos de morcegos. “Se houver uma suspeita é importante ressaltar que não se deve manusear o animal. Caso haja contato com animal com suspeita, ou haja agressão de um cão, gato ou morcego o indivíduo deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima, imediatamente”, completou.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS