Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Rural Sábado, 27 de Janeiro de 2018, 08:46 - A | A

Sábado, 27 de Janeiro de 2018, 08h:46 - A | A

AGRO

Agricultura familiar tem até dia 8 para aderir ao programa da merenda escolar

316 instituições de ensino de MS ainda estão com as chamadas públicas em aberto

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Governo de MS

Agricultura familiar tem até dia 8 para aderir ao programa da merenda escolar

Agricultura familiar do Estado é produtora de 113 itens que podem atender a demanda dos colégios

Produtores familiares interessados em participar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) no primeiro semestre deste ano têm até o dia 8 de fevereiro para se inscreverem. Mais instituições de ensino abriram editais e o prazo do envio das propostas, que venceria no último dia 22, foi ampliado. O pequeno produtor rural deve consultar a data limite estipulada por cada colégio.

 

Atualmente Mato Grosso do Sul conta com 365 escolas estaduais. 316 instituições ainda estão com as chamadas públicas em aberto.

 

A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) está à disposição dos pequenos produtores rurais que necessitam de orientação quanto aos trâmites para inscrição no Pnae.

 

A secretária Estadual de Educação, Maria Cecília da Motta, explica que no mínimo 30% do valor repassado a estados, municípios e Distrito Federal pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) devem ser utilizados obrigatoriamente na compra de gêneros alimentícios provenientes da agricultura familiar”.

 

De acordo com a Agraer, a agricultura familiar do Estado é produtora de 113 itens que podem atender a demanda dos colégios. “Os agricultores familiares devem ficar atentos às demandas das escolas do seu município e consultar o edital para verificar as especificações de cada instituição de ensino. Neste sentido a Agraer se faz presente para auxiliar o produtor e orientá-lo no que for necessário. Temos escritórios em cada um dos 79 municípios do Estado para bem atender os agricultores”, afirma o diretor-presidente da Agraer, André Nogueira.

 

A chamada pública contempla instituições de ensino em todos os municípios sul-mato-grossenses e cada escola estadual tem autonomia para especificar os produtos que serão adquiridos via Pnae. “Os cardápios das escolas estaduais de Mato Grosso do Sul são elaborados pelas nutricionistas da SED e disponibilizados no sistema específico para a execução do Pnae na Rede Estadual de Ensino, denominado Cheff Escolar, para que cada escola faça a escolha dos que melhor atende a seus estudantes, propiciando assim a preservação da cultura alimentar regional, o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento social e econômico local”, enfatiza a secretária Maria Cecília da Motta.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS