Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 21 de Novembro de 2018, 17:36 - A | A

Quarta-feira, 21 de Novembro de 2018, 17h:36 - A | A

CRESCEU

Área plantada de soja aumenta 140 mil hectares e bate recorde no Estado

Expectativa é que a cultura alcance 2,54 milhões de hectares nesta safra

Flávio Veras
Capital News

Semagro/Cedida

Área plantada de soja aumenta 140 mil hectares e bate recorde no Estado

Expectativa da Semagro é que a também bata recorde na produção alcaçando o índice de 10 milhões de toneladas

O plantio de soja em Mato Grosso do Sul bateu recorde em relação a área planta. Segundo Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), a cultura já alcança 98,1% da estimativa para a safra 2018/19 e deve chegar a 2,84 milhões de hectares, 140 mil hectares (4,93%) a mais em relação aos 2,70 milhões de hectares do grão plantados na safra passada.

 

Os dados são do relatório do Serviço de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga), da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS) e Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul-MS).

 

“São 140 mil hectares de crescimento, um recorde em termos de área plantada em Mato Grosso do Sul, chegando a 2,84 milhões hectares no total. Essa expansão, que já é verificada há quatro anos, tem ocorrido essencialmente em áreas de pastagem que foram convertidas em área para a agricultura. Isso ocorre graças às pesquisas e à tecnologia aplicada ao campo, o que possibilita ainda que essas novas lavouras possam render até duas safras por ano, intercalando a soja e o milho”, comenta o secretário da Semagro, Jaime Verruck.

 

Outro ponto destacado pelo secretário é a produtividade do grão. “Se mantivermos os mesmos índices do ano passado, quando foram colhidos até 59 sacos por hectare, chegaremos a uma safra recorde de 10 milhões de toneladas. A estimativa é essa, mas depende de fatores como o clima e outras condições favoráveis. Agora, vamos continuar o monitoramento por meio do Siga e acompanhar as condições da lavoura”, finalizou.

 

 

(*) Informações com a Semagro.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS