Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 03 de Agosto de 2018, 19:15 - A | A

Sexta-feira, 03 de Agosto de 2018, 19h:15 - A | A

Laço comprido

Criação de Cavalos Quarto de Milha impulsiona economia do Mato Grosso do Sul

Campo Grande, sedia até domingo (5) a maior competição da raça na modalidade de Laço Comprido

Flávio Brito
Capital News

Campo Grande sedia até domingo (5) a maior competição cavalos Quarto de Milhana modalidade de Laço Comprido. Desde sua origem, a raça Quarto de Milha tornou-se ao longo dos anos um ponto de referência mundial entre todas as espécies equinas, fruto de suas inúmeras qualidades genéticas, como a marcante estrutura morfológica, velocidade, docilidade e, principalmente, por sua versatilidade em executar funções atléticas nas mais variadas modalidades. No Brasil, alguns exemplares fizeram e ainda fazem parte da história, tornando-se ícones na reprodução.

 

Roberto Mattos/ABQM

Criação de Cavalos Quarto de Milha impulsiona economia do Mato Grosso do Sul

De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), o plantel nacional do Quarto de Milha é de 560 mil animais. Na região Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul lidera na criação da raça. O Estado aparece na 4ª posição, com um plantel de 31 mil animais registrados no Stud Book, cartório de certificados de registros genealógicos. Atualmente, o Estado possui 4,3 mil proprietários, 2 mil criadores e 1,2 mil associados à ABQM.

 

As provas de Laço Comprido são responsáveis pela valorização, crescimento da raça e aquecimento do setor no Estado. Cerca de 150 eventos são realizados todos os anos no Estado, gerando um grande impacto financeiro na economia local. A indústria do cavalo cria milhares de oportunidades de emprego e movimenta centros de treinamento e de reprodução, leiloeiras, além do comércio geral, de ração, produtos veterinários e equipamentos.

 

Há mais de uma década, a capital sul-mato-grossense sedia as principais competições de Laço Comprido do país. Já na 13ª edição, o Potro do Futuro e Campeonato Nacional de Laço Comprido da ABQM vão até o dia 5. no Parque do Peão/CLC. De acordo com o Núcleo Sul-Mato-Grossense de Quarto de Milha (MSQM), organizador do evento, esse esporte, que exige animais de alto padrão genético, cresce cerca de 20% ao ano no Estado.

 

Os eventos da ABQM são importantes vitrines para a raça. “Com o crescimento de proprietários, criadores e associados no Mato Grosso do Sul, deixamos de ser compradores de genética do Quarto de Milha e passamos a ser fornecedores de destacados exemplares para outras regiões do país”, enfatizou Igor Goudard Viana, presidente do MSQM. 

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS