Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Quinta-feira, 22 de Novembro de 2018, 12:32 - A | A

Quinta-feira, 22 de Novembro de 2018, 12h:32 - A | A

ENCONTRO

Famasul realiza o Soja Plus e aborda o desenvolvimento sustentável do campo

Evento contou com a presença de aproximadamente 60 pessoas

Famasul/Flávio Veras
Capital News

Famasul/Cedida

soja plus

 

“Como comprovação de uma evolução constante e sustentável, a produção de soja no Estado deve alcançar a marca de 10 milhões de toneladas na safra 2018/19, reflexo do perfil empreendedor do produtor rural sul-mato-grossense”. A afirmação foi feita pelo presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, durante a abertura do Seminário Soja Plus, realizada nessa quarta-feira (21), na sede da instituição.

 

Saito reforçou a adesão do setor produtivo ao conhecimento científico, associado ao uso de tecnologias. “Um estudo do pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Fernando Lamas, revela que na agricultura a influência do uso de tecnologias no aumento da produção de grãos atinge 70% das lavouras”.

 

Na abertura do seminário, o presidente da Federação afirmou que o Soja Plus é uma iniciativa de extrema relevância ao produtor de Mato Grosso do Sul e iniciou em 2014 e já atinge 52 municípios. “Nos quatro anos de Soja Plus,  636  propriedades  com  área  equivalente  a  580  mil  hectares  de  soja  receberam  visitas  técnicas”.   

 

O vice-presidente da AIBA – Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia, Moisés Schmidt, salientou: “A Bahia começou sua exploração agrícola em 1980. De lá para cá, o produtor que está na frente, em relação à inovação e tecnologia, conseguiu ficar no mercado”.

 

O evento contou com a presença de aproximadamente 60 pessoas, entre produtores rurais, estudantes e técnicos do setor, além de lideranças do setor produtivo.  

 

O presidente da Aprosoja/MS, Juliano Schmaedecke, falou sobre a importância do Soja Plus. “O programa é um orgulho para o produtor sul-mato-grossense”, salientou o representante da instituição que anunciou os dados consolidados do plantio de soja 2018/19: "Aproveitamos a oportunidade para dar como encerrado o plantio da safra de soja de Mato Grosso do Sul em 2018. Tivemos um crescimento de 4% de área, há cinco anos seguimos essa média de crescimento, entre 4% e 6%. E o melhor: sem supressão do Cerrado, apenas em cima de áreas de pastagens, de recuperação e de integração lavoura-pecuária, o que traz sustentabilidade à produção de soja em MS", destaca o presidente da Aprosoja/MS ao anunciar os 2,84 milhões de hectares plantados na atual safra de soja.

 

Na premiação do Soja Plus, o produtor rural de Costa Rica, Walter Schlatter, ficou em primeiro lugar; em segundo, o agricultor de Chapadão do Sul, Adriano Loeff. Em terceiro lugar, o produtor rural de Terenos/MS, Renato Duch, comemorou a vitória do Soja Plus: “A premiação da muito orgulho para nós e para toda a equipe da nossa empresa, uma vez que sozinhos não levaríamos esse título. É um grande desafio adaptar-se a várias normas, muita coisa nova chegando. Esse é o futuro! Muitas vezes são poucos detalhes que até fazemos certo mas que, por algum motivo, há a necessidade de adaptação”.

 

Durante o evento, o diretor da Abiove, Bernardo Pires, apresentou uma palestra sobre a Sustentabilidade da Soja Brasileira. “É feito um raio-X da propriedade que mostra tudo que está correto, que precisa continuar, e o que precisa ser resolvido. A evolução dos indicadores mostra o sucesso e o que está dando certo. No início, tínhamos 60 propriedades sendo visitadas, hoje já estamos chegando em 700. E temos produtores na fila de espera!”.

 

Em seguida, o analista técnico do Senar/MS, Raul Roa, coordenador do Soja Plus em MS e analista da unidade técnica do Sistema Famasul, abordou o cenário da iniciativa e os cases dos produtores sul-mato-grossenses. “Para participar podem procurar o sindicato rural do município, diretamente com a Famasul, ou até pelo aplicativo da Aprosoja. Recebemos também muita indicação de quem já participa”.

 

O superintendente da FAEMG, Pierre Vilela apresentou os dados de Minas Gerais e Schmidt mostrou a atuação do programa na Bahia.

 

Também participaram do evento o vice-presidente do Sistema Famasul, Luis Alberto Moraes Novaes; o diretor-secretário, Frederico Stella; o diretor-tesoureiro, Marcelo Bertoni; o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan e o superintendente da FAEMG, Pierre Vilela.

 

Prestigiaram o seminário os vice-presidentes regionais:  Rafael Nunes Gratão; Antonio Umberto Maran; Leonardo Leite de Barros; Saturnino Silverio Pereira; Lauri Dalbosco; Ronan Nunes da Silva; Leonardo Mello Acioly;  Lucio Damalia e Manoel Agripino Cecílio de Lima. 

 

 

A premiação para os participantes do programa que obtiveram um alto desempenho na propriedade foi entregue para o produtor Valter Schlatter, da Fazenda Nova Esperança, em Costa Rica; Adriano Loeff, Fazenda Santa Therese, de Chapadão do Sul; e Renato Duch, Fazenda Estrela, de Chapadão do Sul.

 

(*) Informações com a Famasul.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS