Campo Grande Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 18 de Abril de 2018, 09:48 - A | A

Quarta-feira, 18 de Abril de 2018, 09h:48 - A | A

AGRICULTURA FAMILIAR

Feira traz tecnologias para agricultura familiar

Abertura da Tecnofam 2018 reuniu mais de 600 pessoas e autoridades

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Alex Sandro Vicentin

Feira traz tecnologias para agricultura familiar

Visita de autoridades ao campo da Tecnofam

A cerimônia de abertura da Tecnofam 2818 – Tecnologias e Conhecimentos para Agricultura Familiar – reuniu cerca de 600 pessoas e diversas autoridades na Embrapa Agropecuária Oeste, na manhã de terça-feira (17).

 

Nos oito hectares de feira, os visitantes encontram 25 tecnologias a campo e seis oficinas práticas disponíveis até quinta-feira (19). Manejo sustentável em horticultura, variedades de mandioca, sistemas de irrigação, cultivares de hortaliças, flores tropicais, suplementação alimentar de bovinos na seca, galinheiro móvel, feijão carioca, algodão colorido, milhos especiais, consórcio milho – braquiária, plantas de cobertura e forrageiras para alimentação animal são alguns exemplos.

 

Ao comentar sobre o acesso às inovações, o presidente pontuou: “Somos referência na pecuária e nos grãos, assim como em outras cadeias produtivas, como pecuária de leite, hortifrúti e apicultura, registrando, por exemplo, a maior produtividade de mel do Brasil”, afirma presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul).

 

“A Tecnofam já se consolidou como a feira da agricultura familiar sul-mato-grossense. Nossa meta é ampliar suas fronteiras. Ser uma vitrine nacional”, contao secretário de Estado de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar de MS (Semagro), Jaime Verruck. Em 2018, cerca de 50 caravanas estão confirmadas. Os grupos são formados por assentados, indígenas de diversas etnias, estudantes de ciências agrárias, técnicos extensionistas, comerciantes e pequenos e médios agricultore. 

 

Para o chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Asmus, a consolidação da feira também é resultado da adequação às demandas regionais. Ele conta que um dos primeiros focos da Unidade em Dourados foi a abertura de novas áreas (década de 70), passou pelos sistemas integrados e chegou às alternativas alimentares, como os hortifrutigranjeiros. Segundo o pesquisador, as transformações são embasadas no conhecimento técnico-científico, pois somente dessa forma “levamos soluções tecnológicas ao produtor, inserindo-o no mercado e tornando-o competitivo”.

 

As inscrições são gratuitas. a programação pode ser conferida no site da Embrapa.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS