Três Lagoas/MS, Sábado, 23 de Setembro de 2017 | 08:49
27˚
(67) 3042-4141
Rural
Quarta-Feira, 07 de Dezembro de 2016, 11h:36
Tamanho do texto A - A+

Fibria aposta em robôs para plantio de eucalipto em Três Lagoas no próximo ano

O projeto em fase de implantação recebeu investimento de R$ 7,5 bilhões.

Flavia Andrade
Capital News

A plantação de mudas de eucalipto da Fibria, em Três Lagoas (MS), passará a ser automatizada com utilização de robôs, a partir de 2017. Até o momento, ainda é realizada manualmente, de modo convencional.

A automação será feita com equipamentos de última geração, fabricados na Holanda, que permitirão otimizar a atividade, evitar perdas e preservar a integridade das mudas, além de trazer benefícios ergonômicos para os trabalhadores. A iniciativa trará precisão de sistemas e de controles ambientais, de acordo com Aires Galhardo, diretor executivo Florestal da empresa de celulose. 

Outra novidade é o controle de irrigação e clima, que será realizado por meio de painéis automatizados, informa Tomás Balistiero, gerente-geral Florestal da empresa em Mato Grosso do Sul.

Ainda segundo Balistiero, em termos de produtividade de viveiro, a mecanização aumentará em quase três vezes o volume de mudas produzidas por pessoa. O custo da produção será reduzido em mais de 25%, ou seja, menores custos e maiores resultados. A pesquisa do maquinário foi realizada na Holanda, com a tecnologia utilizada na produção de flores. 

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix