Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Terça-feira, 19 de Março de 2019, 14:36 - A | A

Terça-feira, 19 de Março de 2019, 14h:36 - A | A

Produção

Plantio de seringueira cresce em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul é o Estado com a maior taxa média de crescimento anual nos últimos cinco anos, 14,5% ao ano.

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/Fiems

Plantio de seringueira cresce em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul é o Estado com a maior taxa média de crescimento anual nos últimos cinco anos, 14,5% ao ano.

 

A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), divulgou estudo para a reestruturação da cadeia da borracha em Mato Grosso do Sul realizado entre os meses de julho e setembro de 2018, onde revela que, a heveicultura (plantio de seringueira para a produção de borracha) desponta como uma atividade econômica sustentável, com grande capacidade de expansão, rendimento e geração de emprego e renda, tanto para o setor empresarial, quanto para a agricultura familiar no Estado. 

 

Segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que a área plantada com seringueira cresceu 1,2% em 2016, sendo o Mato Grosso do Sul, o Estado com a maior taxa média de crescimento anual nos últimos cinco anos, 14,5% ao ano, seguido de Goiás (11,9% a.a.) e Minas Gerais (9,1% a.a.). São Paulo, segue como o maior produtor nacional de borracha, com taxa média de crescimento, de 3,7% ao ano, no mesmo período, sendo a média nacional de 3,1%.

 

PAra o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, “Mato Grosso do Sul conta atualmente com 22.648 hectares de seringueira, distribuídos por 243 propriedades em 29 municípios. Nosso diagnóstico demonstra que a heveicultura é uma atividade que necessita da atenção do Governo e do setor produtivo devido ao potencial de geração de emprego e renda. É uma opção para a diversificação de produção nas propriedades rurais. Por isso a estruturação do setor é necessária”, declara.

 

As propriedades com plantio de seringueira concentram-se, principalmente, na região leste do Estado, em destaque estão os municípios de Cassilândia e Aparecida do Taboado, que juntos respondem a 47,69% da área implantada no Estado. A maioria dos seringais, 85,53% do total, encontra-se em fase de crescimento e formação, com idades entre um e seis anos.

 

Mato Grosso do Sul tem fatores climáticos favoráveis ao desenvolvimento da seringueira, como precipitação, umidade relativa do ar e temperatura, sendo estes encontrados principalmente na Costa Leste do Estado. Além disso, há a proximidade com os principais polos produtivos do país, como São Paulo, Goiás e Bahia. O Estado apresenta ainda, benefícios em relação ao preço de aquisição da terra, se comparado ao Estado de São Paulo, que atualmente possui a maior área com seringueira do país.

 

Já conforme dados da Conab, em 2006 havia aproximadamente 600 mil árvores de seringueira no Estado, o que equivale a 1,2 mil hectares de área plantada. Segundo levantamento da Semagro, com a alta dos preços observada no início desta década, ocorreu o estímulo para o aumento da área plantada em Mato Grosso do Sul. Atualmente, estima-se o cultivo de 11.268.355 árvores nos 22.648 hectares levantados no Estado, em comparação com os dados apresentados pela Conab, foram acrescentados até o momento, mais de 10,5 milhões de plantas, ocupando uma área 1.800 vezes maior, que a destinada à cultura em 2006.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS