Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Terça-feira, 17 de Abril de 2018, 10:22 - A | A

Terça-feira, 17 de Abril de 2018, 10h:22 - A | A

EMBRAPA

Tecnofam 2018 começa nesta terça-feira

Evento reúne milhares de pessoas e traz tecnologias voltadas para agricultura familiar

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Aline Lira

Tecnofam 2018 começa nesta terça-feira

A Tecnofam é realizada a cada dois anos, última edição reuniu cerca de 1.500 pessoas

A Tecnofam 2018 “Tecnologias e conhecimentos para agricultura familiar” começa nesta terça-feira (17), em Dourados, na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Agropecuária Oeste. O evento vai reunir milhares de produtores, técnicos de assistência técnica, estudantes, acadêmicos, professores e visitantes interessados em conhecer as tecnologias voltadas para o setor agrícola de base familiar.

 

A programação segue até quinta-feira (19), com entrada gratuita. Basta realizar as inscrições préviamente através do site da Embrapa. Os participantes poderão participar de oficinas, visitar a Mostra de Tecnologias, degustar alimentos e comprar produtos produzidos por agricultores. Além disso, haverá oportunidade de conhecer, visitar e conferir pessoalmente no campo diferentes tecnologias desenvolvidas por diversas instituições públicas.

 

Dados da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) demonstram que a agricultura familiar brasileira é responsável pela produção de mais de 50% dos alimentos da cesta básica nacional. No Brasil, existem cerca de 4,4 milhões de famílias agricultoras.

 

Atualmente, Mato Grosso do Sul conta com aproximadamente 80 mil famílias de agricultores familiares. Dados do último Censo Agropecuário revelam que os principais alimentos produzidos pelos pequenos agricultores são mandioca (77%), café (68%) e feijão (56%).

 

O chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Lafourcade Asmus, informa que a Tecnofam conta com mais de 20 tecnologias a campo, além de mostras, oficinas e feira de produtos. O evento é realizado em parceria com diversas instituições do Estado.

 

Entre os temas abordados, estão: uso de forrageiras para alimentação animal; cultivares de algodão colorido; sistemas agroflorestais biodiversos; sistemas agroflorestais para recuperação de áreas degradadas; manejo sustentável em horticultura; novas variedades de mandioca; sistemas de irrigação para pequena propriedade; produção de plantas alimentícias não convencionais (Pancs); meliponicultura - abelhas nativas sem ferrão.

 

A programação completa pode ser conferida no site do evento.

 

Serviço

Evento: Tecnofam

Data: 17 a 19 de abril de 2018

Horário: 7h30 às 16h30

Local: Embrapa Agropecuária Oeste - Rodovia BR 163, Km 253,6  Zona Rural Dourados (MS).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS