Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2017, 07:49 - A | A

Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2017, 07h:49 - A | A

Investimentos

Terminal intermodal é inaugurado para fortalecer logística do setor florestal

Fibria inaugura novo Terminal Intermodal de Aparecida do Taboado (MS) nesta sexta-feira

Flávio Brito
Capital News

Os resultados do investimento da Fibria nas composições ferroviárias e no novo Terminal Intermodal de Aparecida do Taboado (MS) serão apresentados nesta sexta-feira (1º). O investimento está dentro do volume global de investimentos da segunda linha de produção da empresa em Três Lagoas, que soma R$ 7,5 bilhões.

Divulgação/Fibria

Terminal intermodal é inaugurado para fortalecer corredor logístico do setor florestal

Caminhões também fazem parte da estratégia de logística da Fibria

O Terminal intermodal segue o padrão estrutural de terminais integradores de outras regiões do Brasil, que funcionam como polos concentradores de carga, aumentando a agilidade com a utilização de ferrovias do tipo bitola larga (estrutura de trilhos que permite que os vagões e locomotivas trafeguem com carga e velocidade superior). Entrando em operação, o terminal irá fortalecerá o corredor logístico do Centro-Oeste, divulgou a empresa.

 

A Fibria informou ainda que buscou soluções diferenciadas e inovou no transporte de madeira da floresta até suas fábricas. A partir de um planejamento estratégico, foi inserido nas operações florestais o transporte via pentatrem.

 

Segunda a empresa, trata-se de uma composição com cinco carretas interligadas que permite ganho de 70% no volume de madeira transportada em relação aos caminhões tradicionais e redução de 20% no gasto de combustível por metro cúbico transportado, permitindo diminuir também o custo total de transporte de madeira em 20%.

 

Até o mês de dezembro, 15 veículos já estarão operando na região de Três Lagoas (MS) e a expectativa é de 30 veículos em 2018. Estes veículos só circulam em estradas internas da Fibria, reduzindo o tráfego nas rodovias.

Divulgação/Fibria

Terminal intermodal é inaugurado para fortalecer corredor logístico do setor florestal

Locomotivas vão começar a operar para garantir a eficiência no transporte da floresta plantada

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS