Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 30 de Maio de 2018, 10:22 - A | A

Quarta-feira, 30 de Maio de 2018, 10h:22 - A | A

MAIOR PRAZO

Vacinação contra febre aftosa é prorrogada em MS

Encerramento da campanha é adiado devido falta de abastecimento dos estoques das revendedoras da vacina

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Famasul

Vacinação contra febre aftosa é prorrogada em MS

Decreto foi assinado na terça-feira (29), na presença de autoridades

 

O prazo para vacinação do rebanho sul-mato-grossense contra febre aftosa foi estendido por mais 15 dias. A data foi prorrogada devido ao período de cheia da região do Pantanal e a paralisação dos caminhoneiros, desde o dia 21 de maio. 

 

O Governo do Estado atendeu a solicitação do setor produtivo, feita pela Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul). A assinatura do decreto foi feita, nesta terça-feira (29), pelo diretor presidente da Agência Estadual de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Luciano Chiochetta.

 

A medida vai assegurar o restabelecimento do abastecimento das empresas revendedoras da vacina, que estão com seus estoques reduzidos. O rebanho de Mato Grosso do Sul soma 21 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos. A meta do Governo é vacinar 99% dos animais, embora a exigência dos órgãos sanitários seja atingir no mínimo 80%.

 

O presidente da Famasul, Maurício Saito, ressalta que a qualidade da carne sul-mato-grossense é reconhecida no mundo inteiro, devido à disciplina quando o assunto é questão sanitária. “Diante desse atual cenário, não pode ser deixada de lado. As 2 milhões de doses precisam chegar ao produtor rural para conseguirmos imunizar o rebanho em sua totalidade”, afirma.

 

O governador Reinaldo Azambuja explica que o momento provoca transtornos na logística. “A ampliação do prazo permite que os produtores tenham maior tempo para fazer a regularização do rebanho. O reforço vacinal dá tranquilidade para os órgãos de controle”, diz.

 

A data final para o proprietários rurais comunicarem a vacinação no sistema da Iagro também será prorrogada até 30 de junho nas regiões do Planalto e Fronteira. Para os produtores do Pantanal, o limite é até 17 de julho.

 

De acordo com o diretor-presidente da Iagro, Luciano Chiochetta, Mato Grosso do Sul tem mais de 5 milhões de doses. “São necessárias mais 2 milhões para fechar a campanha e organizar o sistema de vacinação de modo adequado”, conta.

 

Pantanal

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, explica que os níveis de enchente do Pantanal continuam sendo analisados. Os produtores do local têm as cheias como agravante. Dentro do período de prorrogação anunciado, será feita avaliação técnica e oferecida medida específica para os municípios que compõe a região.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS