Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Saúde Sábado, 15 de Abril de 2017, 07:20 - A | A

Sábado, 15 de Abril de 2017, 07h:20 - A | A

Vacinação

Campanha de vacinação contra gripe tem início nesta segunda-feira

Seis grupos de pessoas receberão a vacina até o dia 19 de maio

Gian Nascimento
Capital News

Divulgação/Prefeitura de Três Lagoas

Campanha de vacinação contra gripetem início nesta segunda-feira

Campanha acontece até o próximo dia 19

Tem início nesta segunda-feira (17) a campanha de vacinação contra as gripes A e B, nas Unidades de Saúde deTrês Lagoas. O mutirão acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e no sábado (6) acontece o Dia D da vacinação, que será aplicada em todas as unidades de saúde do município. A campanha se estenderá até o dia 19 de maio.

As vacinas serão aplicadas em seis grupos de pessoas: crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); doentes crônicos e idosos; e para os professores das redes pública e particular, que pela primeira vez estarão no grupo beneficiado.

Os pacientes que receberão as vacinas precisam levar os documentos pessoais, cartão do SUS e a carteirinha de vacinação. Doentes crônicos devem se dirigir a uma unidade em que estejam cadastrados ou levarem uma receita médica comprovando a necessidade da vacina. Professores devem portar o holerite que contenha a discriminação da profissão.

A coordenadora do núcleo de vacinação Humberta Azambuja destacou a importância da vacina. “O vírus da gripe é muito mais ativo durante o inverno, então é importante que a população se previna com antecedência, pois a gripe A pode causar complicações que levam à morte, por isso vacinaremos os grupos de maior risco de contaminação e de complicações”, afirmou, destacando que a vacina é contraindicada para pessoas que possuem alergia à proteína do ovo ou que já tiveram reações alérgicas em outras doses aplicadas.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa por meio de sua assessoria e alerta a comunidade para os cuidados de higienização, uma vez que o vírus da gripe pode estar em muitos lugares, ou seja, as medidas de prevenção devem ser tomadas durante todo o ano e não só no período aonde há o registro da doença. Estas medidas também são importantes porque ajudam na prevenção de outras doenças.

Se você está com gripe ou resfriado não se automedique, procure um médico e siga as orientações. Ao tossir ou espirrar, cubra sempre a boca e o nariz com um lenço descartável e jogue-o no lixo imediatamente.

Comente esta notícia