Três Lagoas/MS, Quarta-Feira, 08 de Julho de 2020 |
27˚
(67) 3042-4141
Colunistas
Segunda-Feira, 01 de Junho de 2020, 11h:53
Tamanho do texto A - A+
Colunistas

Equipamento de proteção é essencial mesmo durante hobbies em casa

Por Letícia Emori

Da coluna Casa e Decoração
Artigo de responsabilidade do autor

Isolamento social tem promovido novas tarefas em casa, mas manter a segurança é importante

Divulgação

ColunaCasaEDecoração

Com a adoção da quarentena, as pessoas têm ficado mais em casa, seja trabalhando de forma remota ou por meio de férias ou reduções na carga horária. Assim, tem sobrado mais tempo – que originalmente era gasto em transporte público e nas demais atividades necessárias desempenhadas no dia – para que outros projetos sejam iniciados na residência, como hobbies na área de marcenaria, por exemplo.


Para quem gosta de realizar essas atividades manuais, o uso de ferramentas que possibilitem a prática – como lixadeira, chave de fenda, alicates, etc – já é algo corriqueiro. Esses e outros materiais possuem o papel de auxiliar desde pequenas tarefas até obras de grande porte, já que facilitam as tarefas, diminuem a força necessária para tal ato e aumentam a velocidade de execução do trabalho.


No entanto, as pessoas ainda esquecem que também é essencial utilizar equipamentos de proteção individual para assegurar o bem-estar de quem manuseia essas ferramentas. Isso porque, em caso de desatenção, método incorreto de uso ou algum defeito da máquina, é possível que acidentes ocorram. Deste modo, mesmo para o caso de hobbies e de tarefas realizadas em casa, os EPI’s são necessários.


Veja abaixo uma lista com alguns tipos de equipamentos de proteção.

Proteção auricular

Para ferramentas que emitem ruídos altos, é importante proteger os ouvidos e preservar a audição no decorrer da atividade. Para isso, existem os protetores em forma de plug e os de concha, que agem para não deixar que a alta intensidade dos barulhos prejudique o sistema auditivo.

Óculos de proteção
Durante as tarefas, os olhos podem ser atingidos por fragmentos como madeira, ferro e pela luminosidade e temperatura de faíscas. Para preservar a saúde ocular, é importante utilizar óculos de proteção na execução dos trabalhos manuais, mesmo em casa.

Luvas e botas
Em trabalhos com materiais pesados como os artesanais com pedaços de madeira, também se faz necessário o uso de botas e luvas para proteger os pés e as mãos de lesões que podem ser ocasionadas pela atividade.

Como escolher os materiais certos?
Para isso, a tarefa realizada deve ser levada em conta e, de acordo com ela, os equipamentos de proteção individual necessários deverão ser separados. Assim, em uma análise prévia do trabalho e das ferramentas utilizadas, será possível identificar se é essencial o uso de botas, por exemplo.
Além disso, é possível verificar o risco do ambiente e a qualidade das ferramentas que serão manuseadas para escolher quais os tipos de EPI’s que devem ser comprados.

 

 

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix