Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Marco Eusébio Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019, 07:29 - A | A

Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019, 07h:29 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

CCJ do Senado aprova projeto que autoriza prisão de condenados em 2ª instância

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

Edilson Rodrigues/Agência Senado

ColunaMarcoEusébio

Simone presidiu a sessão da CCJ: 'nenhum projeto avança se não pudermos votar o turno suplementar amanhã'

A CCJ do Senado presidida por Simone Tebet (MDB-MS) aprovou ontem o projeto do senador Lasier Martins (Podemos-RS) que possibilita a prisão de condenados em segunda instância, por 22 votos a favor e apenas um contrário, o do senador Rogério Carvalho (PT-SE). Agora, um substitutivo apresentado pela relatora, senadora Juíza Selma (Podemos-MT), em seu parecer, terá de ser votado amanhã na CCJ. Só então o texto seguirá ao plenário. Simone Tebet disse que há um acordo dos senadores para que "nenhum projeto avance no plenário" sem a votação da proposta. "Não haverá sessão do Plenário hoje, nenhum projeto avança se não pudermos votar o turno suplementar amanhã [quarta]", afirmou.

O texto que altera o Código de Processo Penal (CPP) foi elaborado após articulação entre senadores e o ministro da Justiça, Sergio Moro. Atualmente o artigo 283 do CPP diz que "ninguém poderá ser preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente, em decorrência de sentença condenatória transitada em julgado ou, no curso da investigação ou do processo, em virtude de prisão temporária ou prisão preventiva". O novo texto aprovado pela CCJ prevê que essa prisão pode acontecer "em decorrência de condenação criminal por órgão colegiado".

 

 

   Leia a coluna de hoje clicando aqui em Marco Eusébio in Blog

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS