O trabalho de prevenção a queimadas urbanas e florestais será desenvolvido a partir deste mês por diversos órgãos de Mato Grosso do Sul. E o 5° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas já iniciou os trabalhos com o objetivo de reduzir os índices de incêndios no campo e na cidade por meio de conscientização e combate.
Nos primeiros seis meses de 2016, o Corpo de Bombeiros já atendeu diversas ocorrências, e conforme o Tenente Waldivino a tendência é que esse número deve aumentar entre os meses de agosto, setembro e outubro.
Para o Tenente a conscientização e a participação das pessoas para evitar o uso do fogo para queima de lixo ou limpeza de área nos reassentamentos é muito importante. O uso do fogo nos sítios é uma prática perigosa e causa prejuízos às pessoas e à natureza, além disso, o risco de acidentes em estradas aumenta rigorosamente.
O Corpo de Bombeiros recebe denúncias de queimadas irregulares por meio do número 193. A fiscalização é feita via terrestre e gera multa para o autor.