00:00:00 Terça-feira, 16 de Julho de 2024


Cotidiano Terça-feira, 03 de Abril de 2018, 13:52 - A | A

Terça-feira, 03 de Abril de 2018, 13h:52 - A | A

MS

Caos na saúde: mais de 3 mil mamografias estão pendentes em cidade do Estado

Além disso, outras 562 pacientes esperam pelo exame de densitometria óssea

Laura Holsback
Capital News

A cidade de Três Lagoas - terceira maior de Mato Grosso do Sul com relação ao número de habitantes, enfrenta caos na saúde pública. Mais de três mil exames de mamografias estão pendentes na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, outras 562 pacientes esperam pelo exame de densitometria óssea. 

 

Divulgação

três lagoas

Três Lagoas tem cerca de 111,4 mil habitantes, segundo o IBGE

De acordo com reportagem do site JP News, os testes são feitos gratuitamente na Clínica da Mulher. O motivo do elevado índice, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, se deve à interrupção do funcionamento dos equipamentos utilizados nos dois exames por mais de um ano entre 2015 e 2016.

 

Em janeiro de 2017 a prefeitura firmou parceria com o Hospital Auxiliadora para a realização de exames de mamografia para pacientes do SUS. Paralelo a isso, a Clínica da Mulher também atende e, gradativamente, está reduzindo o número de mulheres que aguardam na fila.

 

Como informou a coordenadora da Clínica da Mulher, Jane Carolina, esses serviços retornaram à normalidade, em fevereiro deste ano. “Desde então, estamos fazendo de tudo para diminuir essa demanda”, enfatiza.

 

Conforme a Secretaria de Saúde, atualmente é oferecida 200 mamografias por mês na Clínica Mulher e 218 no Hospital Auxiliadora. A pasta acredita que é possível reduzir 85% desta demanda dentro de sete meses.

 

Quanto à fila de pacientes que aguardam pelo exame de densitometria óssea, a expectativa é de reduzir em até seis meses. Mensalmente, 100 exames são feitos pela Clínica da Mulher.

A demanda por estes exames compreende não só pacientes do município, mas também dos municípios da denominada microrregião de Três Lagoas, formada por: Selvíria, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Água Clara e Bataguassu.

 

Informações

Três Lagoas tem cerca de 111,4 mil habitantes, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade está na terceira colocação de maior município de Mato Grosso do Sul com relação ao número de pessoas. O crescimento se deve ao desenvolvimento industrial que Três Lagoas gerou desde o ano de 2007 com instalação de novas fábricas. Consequentemente, houve crescimento de diversos segmentos bem como, setor alimentício, hoteleiro, comércio e outros. 

 

Comente esta notícia