00:00:00 Terça-feira, 16 de Julho de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 12 de Março de 2021, 14:52 - A | A

Sexta-feira, 12 de Março de 2021, 14h:52 - A | A

Covid-19

Comitê de Enfrentamento à covid-19 alinham ações para conter avanço do vírus

Medidas visam o cumprimento do novo decreto estadual

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/PMTL

Comitê de Enfrentamento à covid-19 alinham ações para conter avanço do vírus

Reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19

A partir da promulgação do Decreto Estadual número 15.632 de 9 de março de 2021, integrantes do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Três Lagoas se reuniram na última quinta-feira (11), para discutir questões envolvendo o novo toque de recolher e definir ações para conter a proliferação do Novo Coronavírus no Município.

 

O Decreto institui um novo toque de recolher em todos os municípios do Estado que passa a ser das 20h às 5 horas da manhã. Com isso fica terminantemente proibida a circulação de pessoas e veículos nesses horários, salvo em razão de trabalho, emergência médica ou urgência inadiável. O documento prevê ainda que nestes horários poderão funcionar os serviços de saúde, serviços de transporte, serviços de alimentação via delivery, farmácias/drogarias, funerárias, postos de gasolinas e as indústrias; e os supermercados e congêneres. Por recomendação do Comitê, o Balneário Municipal Miguel Jorge Tabox não funcionará no domingo visando evitar aglomerações e o descumprimento do decreto estadual.

 

A presidente do Comitê, Angelina Zuque reforça que o município seguirá todas as normas previstas pelo Governo do Estado.“O comitê não tem poder de desautorizar o decreto estadual, sendo assim decidimos seguir todas as normas incluindo o toque de recolher às 20h e a diminuição do número de participantes nos Buffets que passarão de 200 para 50 no novo decreto”, informou a presidente via assessoria.

 

Entre os assunto tratados na reunião estava o aumento e intensificação da fiscalização por parte dos Órgãos de Segurança Estadual e a ampliação de fiscais municipais que passarão a circular com mais vigor pelas ruas de Três Lagoas.

 

Promotor de Justiça, Moisés Cassaroto explica que as forças de segurança pública estão trabalhando em conjunto com a população. “Esse foi um ponto importante que, como comitê, trabalhamos com intensidade ouvindo a população. Conversamos pessoalmente com os órgãos para que com essa união de forças possamos intensificar o cuidado para diminuirmos a proliferação da COVID-19 com aglomerações”, disse via assessoria

 

Angelina Zuque junto ao presidente da Câmara de Vereadores, Cassiano Rojas Maia, enfatizaram ao longo da reunião a necessidade de aumentarem a testagem do vírus em crianças, tendo em vista as novas evidências no Brasil da Covid-19 pediátrica. “Atualmente há mais evidências que há 1 ano sobre a COVID-19 também acometer as crianças. Sensibilizando os profissionais a fazerem mais testagens mediante a uma febre, por exemplo, teremos uma resposta mais imediata sobre os casos”, ressaltou Zuque via assessoria.

 

Médico da Vigilância Sanitária, Dr. Vinícius de Jesus Rodrigues Neves ressaltou a importância das pessoas imunizadas contra a Covid-19 assim como os já infectados continuarem a manter os cuidados de higiene e proteção, como o uso de máscaras. “Precisamos sempre lembrar e informar as pessoas que não é por que elas estão vacinadas ou já positivaram para a doença que não podem contrair o vírus novamente e com uma maior força considerando as novas variantes que existem. O cuidado deve ser mantido para o bem da pessoa e da sociedade”, explicou.

 

Os membros do Comitê decidiram que devido ao número de óbitos registrados até o momento, Escolas Municipais e Privadas de Três Lagoas continuarão com o Ensino Híbrido.“Os critérios de avaliação continuarão para que possamos estar atentos aos resultados que no momento são positivos com as escolas seguindo as regras dos Órgãos e da Vigilância Sanitária”, finalizou o promotor Moisés Cassaroto.

 

Comente esta notícia