Três Lagoas/MS, Segunda-Feira, 13 de Julho de 2020 |
27˚
(67) 3042-4141
Cotidiano
Quarta-Feira, 03 de Junho de 2020, 07h:49
Tamanho do texto A - A+

Dourados lidera casos da covid-19 no MS, mas Prefeitura diz que não é epicentro

Assessor justifica número de casos pelo maior volume de testagem no município

Rogério Vidmantas
Capital News

Rogério Vidmantas/Capital News

Drive-thru Dourados

Sistema drive-thru tem identificado a maioria dos casos em Dourados

A cidade de Dourados assumiu nesta terça-feira (2) a liderança em números de casos confirmados da covid-19 no Mato Grosso do Sul. Com os 32 novos casos, a cidade soma agora 339 pacientes diagnosticados pelo novo coronavírus, passando Campo Grande, com 317 casos e população aproximadamente quatro vezes maior. 

 

Segundo o Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, essa diferença demográfica entre as duas cidades já era suficiente para colocar Dourados como epicentro da doença no Estado em números relativos, mas agora também em números absolutos. “Dourados ultrapassou o número de casos de Campo Grande. Isso é preocupante, tendo em vista que a Capital tem população quatro vezes maior. Então proporcionalmente Dourados passou a ser o epicentro da doença no Mato Grosso do Sul”, disse o secretário em uma transmissão pela internet.

 

A afirmação, porém, é contestada pelo assessor de gabinete da Prefeitura de Dourados, Alexandre Mantovani. Também em uma live, ele justificou a situação dizendo que a cidade intensificou o número de testes, o que não aconteceu em outros municípios, incluindo a Capital. “Estes números têm crescido por que Dourados tem enfatizado a política de testes. Muitos municípios não estão apontando casos, porque consequentemente não estão fazendo testagens. Ainda que estes números assustem em um primeiro momento, isto é sinônimo de um planejamento”, disse Mantovani.

 

A afirmação do assessor encontra respaldo no sistema de testagem drive-thru montado na sede do Corpo de Bombeiros em Dourados. Nas primeiras semanas, eram feitos 30 testes em três dias da semana. Agora, são feitos 60 testes diários, com pré-agendamento. Nesta segunda (1), das 28 pessoas testadas positivo, 25 passaram pelo drive-thru. 

 

Detalhamento

 

De acordo com o último boletim divulgado pelo Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus, das 339 pessoas infectadas, 110 já cumpriram o período de quarentena, não apresentavam mais sintomas e tiveram alta médica, enquanto 215 seguem em isolamento domiciliar. Entre os 14 pacientes internados, oito estão em enfermaria e seis em UTIs. Até agora foram registrados dois óbitos em Dourados.

 

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix