Juliana Vilas Boas/Capital News
![Famílias destacaram a inclusão dos autistas na sociedade durante caminhada](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2019/03/30/660x420/a0770d211559a96f3a0e5b17b59f8464.jpg)
Famílias reunidas falam sobre a necessidade dos comerciantes incluírem as famílias de autistas
O tema sobre inclusão vem sendo de diferentes formas debatido em nossa sociedade e ontem (30) no centro de Três Lagoas, um grupo de pais, profissionais da educação dentre apoiadores participaram da 3 edição da Caminhada de Conscientização dos Autistas no comercio e na sociedade local, idealizado por esta mães que unidas criaram uma Associação.
Esta ação foi organizada pelas mães de autistas de Três Lagoas, através da Associação ”Fazendo a Diferença”. Esta foi a primeira dentre as demais atividades que serão realizadas em comemoração ao dia 2 de abril, comemorado o Dia do Autismo.
A concentração foi na avenida Antônio Trajano, área central da cidade. O trajeto passou pela rua Bruno Garcia, até a rua Oscar Guimarães. Em seguida, o grupo seguiu até a rua Paranaíba e finalizou a caminhada na praça Senador Ramez Tebet, com direito a fotos e entrevistas para a imprensa local. No trajeto as famílias deram seus recados para os comerciantes locais, como a importância da distinção entre crises do autismo e a falta de educação, muitas vezes confundidos.
Segundo a presidente da Associação ‘’Fazendo a Diferença”, Nadir Vilalva, este contato com os comerciantes e explicar para eles sobre as crises dos Autistas foi fundamental para que todos conheçam um pouco mais sobe realidade que muitas vezes são confundidas com birras ou ate mesmo falta de educação dada pelos pais.
Muitas mães que estão nesta jornada desde a primeira caminhada também falaram sobe a causa. ‘’Somos 176 famílias de autistas cadastrados na Rede Municipal em Três Lagoas, e em comparação a primeira caminhada. Lidar com o diagnostico não e fácil, e sair do luto e ir para a luta, acontece aos poucos, mas já vejo como uma vitoria o avanço dos pais e famílias mesmo que ainda enfrentamos muitas dificuldades estão abraçando a causa. Hoje agente tenta empoderar as famílias e mostrar a elas que os laudos não são definitivos’’ relatou Gislaine Almeida, 40 anos, jornalista e servidora publica, também mãe participante da Associação ‘’Fazendo a Diferença’’.
A administração da cidade durante a gestão do atual prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB), nunca se preocupou com o tema e com a verdadeira inclusão, mas neste ano de 2019 decidiu criar ações que envolverão do dia 2 ao dia 5 de abril os profissionais da Educação, pais e alunos pelo Dia dos Autistas. Sera uma semana de atividades que irão destacar a importância da inclusão dos autistas na Rede Publica de Ensino com palestras, debates e atividades especiais nas escolas.
Ainda na REME os pais lutam com a necessidade de professores auxiliares capacitados para os autistas, assim como materiais especiais de pedagogia, mas que com a luta e a voz dessas mães do ''Fazendo a diferença'', estão caminhando e avançando nas conquistas, muitas ja amparadas por LEI.