Quinta-feira, 20 de Junho de 2024


Cotidiano Domingo, 26 de Julho de 2015, 12:50 - A | A

Domingo, 26 de Julho de 2015, 12h:50 - A | A

Programa DST/Aids

Programa DST/Aids oferece teste e exame gratuito para detectar HIV

Melissa Schmidt
Capital News

Assessoria

Programa DST/Aids

No primeiro semestre, já foram realizados mais de 300 testes

Moradores de Três Lagoas podem fazer teste rápido ou exames para detectar os vírus do HIV, Sífilis ou hepatite B e C sem a necessidade de encaminhamento médico. A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa DST/AIDS, presta o serviço de Centro de Testagem Aconselhamento (CTA) que desenvolve o trabalho de prevenção e orientação com intuito de alertar à população sobre as doenças sexualmente transmissíveis, e o Serviço Ambulatorial Especializado (SAE) que acolhe as pessoas com soro positivo do HIV ou portadora de alguma DST.

 

No caso do teste de HIV, a população interessada pode fazer o teste rápido, que fica pronto em menos de 15 minutos. 

 

OFERTA DE MEDICAMENTOS

Outro trabalho realizado pelo programa é a oferta de medicamentos gratuitos em caso de acidente de trabalho e abuso sexual. Os medicamentos são oferecidos na sede do Programa, mas também estão fracionados no UPA e também no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. 

 

Segundo a assessoria, até o momento já foram registrados 358 testes rápidos na unidade. Na Caravana da Saúde, realizada em junho, foram mais de 300 testes. No primeiro quadrimestre, foram realizados 542 exames, além disso, foram 563 consultas com médico infectologista, 81 atendimentos na área de ginecologia e 644 na enfermagem. 

 

O teste rápido e o exame também são oferecidos nas unidades de saúde de cada região do município. O Programa DST/Aids conta com uma psicóloga, uma assistente social, uma enfermeira, um médico infectologista, um médico ginecologista, um farmacêutico, um bioquímico, um técnico em laboratório, além da recepcionista.

 

SERVIÇO

O programa DST/Aids está localizado na rua Bom Jesus da Lapa, 1078, no bairro Vila Nova, das 7h às 17h, sendo no período da manhã destinado para o atendimento médico e exames para a população e no período da tarde atendimento de urgências e ações de prevenção e orientação.

 

Para mais informações, os interessados poderão entrar em contato pelo telefone (67) 3929-9893.

 

Comente esta notícia