Ações desenvolvidas nesta semana pelo Projeto Florestinha devem atender cerca de 2,4 mil alunos em escolas da cidade de Três Lagoas.
De acordo com a Polícia Militar Ambiental (PMA), os trabalhos começaram na segunda-feira (23) quando foram atendidos alunos da escola Municipal Elson Rigo. Até sexta-feira (27), serão atendidas mais as escolas municipais General Nelson Custódio; Júlio Fernandes Colino e Presidente Médici, com perspectiva total de atendimentos de 2,4 mil alunos.
Os trabalhos de Educação Ambiental continuam sendo executados em forma de oficinas didáticas, com as seguintes temáticas:
1. Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.
2. Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados e materiais utilizados em crimes
ambientais (empalhados), com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres, etc.
3. Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos, etc.
4. Ciclo da Água, com palestras sobre o ciclo, uso sustentável, poluição e escassez dos recursos hídricos.
5. Casa da Energia - Trata-se de uma maquete de uma residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, micro-ondas etc.). Com esta oficina é realizada a discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de se economizar este recurso.
6. Plantio de mudas nativas, com palestra sobre flora (Desmatamento, erosão de solos, controle de poluição, assoreamento), preservação, conservação e uso racional dos recursos hídricos.