Marco Campos

Para garantir que o equipamento esteja regularizado, um veículo do Inmetro transita pela via em velocidades distintas
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da resolução 146/03, determina que todos os equipamentos utilizados para detectar infrações de trânsito sejam aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) com periodicidade máxima de 12 meses. A solicitação deste serviço é de responsabilidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detrans).
Na segunda-feira (28) uma equipe do Inmetro juntamente com funcionários da empresa Perkons iniciaram o trabalho de conferencia dos radares e lombadas eletrônicas da cidade. O serviço teve início na Avenida Rosário Congro, com a expectativa de que até o fim da tarde desta terça-feira (29) os cinco pontos de fiscalização da cidade estejam devidamente regularizados.
De acordo o encarregado da Perkons, Osvaldo Elias, a conferência dos equipamentos dura em média 30 minutos, caso o radar não apresente nenhum tipo de irregularidade, e é realizado com o apoio das agentes do DEPTRAN que bloqueiam a via para manter a segurança da população e dos trabalhadores.
Para garantir que o equipamento esteja regularizado, um veículo do Inmetro transita pela via em velocidades distintas, sendo a primeira abaixo da velocidade permitida, outra na velocidade da via e as últimas, ultrapassando o limite permitido. O valor registrado no equipamento instalado na pista deve bater com a velocidade apontada pelo marcador do veículo.
Em Três Lagoas existem cinco pontos a serem fiscalizados e estão localizados nos seguintes lugares:
Baixada da Avenida Rosário Congro;
Baixada da Avenida Capitão Olinto Mancini;
No cruzamento da Capitão Olinto Mancini com a Rua Elvirio Mario Mancini;
No cruzamento da Capitão Olinto Mancini com a Avenida Filinto Muller;
Egidio Thomé, nas proximidades da clínica da criança.