Bacharéis em Direito, com idade mínima de 18 anos, sem antecedentes criminais ou processo civil em andamento, em dia com as obrigações eleitorais e militares, podem se inscrever para o processo seletivo para credenciamento de conciliadores de Três Lagoas. A inscrição é gratuita e está aberta até dia 15 de maio , devendo ser realizada na Secretaria do Fórum de Três Lagoas, das 12 às 19 horas.
O processo seletivo será realizado em duas etapas: aplicação de prova objetiva/subjetiva e entrevista oral. A primeira etapa será realizada no dia 30 de maio, e o local e horário da prova serão divulgados por edital após o encerramento das inscrições. Na entrevista oral deverá ser apresentado o currículo do candidato.
As provas serão compostas por questões de noções de direito constitucional; noções de direito civil; noções de processo civil; noções de direito penal; noções de direito processual penal; lei dos juizados especiais cível e criminal; lei dos juizados especiais da fazenda pública; código de trânsito brasileiro; código do consumidor; e enunciados nacionais (FONAJE).
Os conciliadores são particulares que auxiliam a justiça, prestando serviço público relevante, sem vínculo empregatício. São tarefas do conciliador abrir e conduzir a sessão de conciliação, sob orientação de juiz, promovendo o entendimento das partes, redigir termos de acordo, certificar atos ocorridos nas audiências de conciliação, entre outros.