Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas anunciou nesta sábado (27), que irá implementar um novo Pronto Atendimento 24h na atual sede da Clínica da Criança, o intuito da ação é desafogar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município e o Hospital Auxiliadora. A medida foi anunciada após o avanço no número de casos de Coronavírus em Três Lagoas.
Secretária SMS, Elaine Furio explica que o Hospital Auxiliadora conta atualmente com 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19, conforme a secretária até a última quinta-feira (25) apenas 5 leitos eram mantidos pelo Ministério da Saúde, contudo agora, passam a ser 15 leitos. Os recursos advindos do Município e Estado para a manutenção dos outros 10 leitos de UTI, que foram assumidos pelo Ministério da Saúde, serão destinados para a ampliação do número de leitos de enfermaria Covid-19 no município.
“Hoje, infelizmente, não temos insumos, como sedativos e outros medicamentos, bem como recursos humanos, para conseguirmos aumentar ainda mais o número de UTIs Covid-19, com isso, vamos trabalhar com enfermarias e montar equipes multidisciplinares para tentar evitar com que as pessoas precisem de leitos de tratamento intensivo”, destacou a secretária via assessoria.
De acordo com a secretaria, a previsão é que sejam instalados novos leitos de enfermaria clínica na UPA-24h. “Tivemos um momento de pico de atendimento na UPA nesta quinta-feira (25) e causou atraso no atendimento dos pacientes e, apesar de estar normalizado, estamos fazendo o possível para evitar que isso ocorra novamente”, ressaltou Elaine.
Elaine ressalta que toda a administração da SMS está empenhada no processo de transformar a Clínica da Crianças em um Pronto Atendimento 24h . “Esse local terá como função triar e tratar pessoas com quadro simples, ou seja, classificações azul e verde de atendimento”, finalizou. Conforme a assessoria, o local está em fase de preparação e deverá começar a operar na próxima quarta-feira (31), dependendo apenas de material mobiliário e recursos humanos.
Confira o fluxo de atendimento divulgado pela SMS:
Em horário comercial, ou seja, das 6h às 17h, a população pode procurar atendimento em qualquer Unidade de Saúde da Rede, no Pronto Atendimento (Clínica da Criança – a partir de quarta-feira - 31), bem como na UPA, porém nesta última, apenas casos de Urgência e Emergência.
Das 17h às 19h, a população pode procurar atendimento em umas das 5 unidades do Saúde na Hora, que são: Vila Piloto, Interlagos, Paranapungá, Santa Rita e Vila Haro. Ou, ainda, no Pronto Atendimento (Clínica da Criança Criança – a partir de quarta-feira - 31) e na UPA (apenas casos de Urgência e Emergência).
Das 19h às 21h, o cidadão pode procurar, agora apenas em caso de suspeita de Coronavírus e Dengue, umas das Unidades Covid-19, que são: São Carlos, Vila Nova, Jardim Atenas, Santa Luzia, Maristela e Vila Alegre. E, claro, o Pronto Atendimento (Clínica da Crianças Criança – a partir de quarta-feira - 31) e na UPA (apenas casos de Urgência e Emergência).
Após às 21h e em finais de semana e feriados, fica o atendimento restrito apenas ao Pronto Atendimento (Clínica da Crianças Criança – a partir de quarta-feira - 31), para classificação de acolhimento azul e verde, ou seja, sintomas leves e outras patologias simples e a UPA, para caso de Urgência e Emergência.