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Sexta-Feira, 21 de Junho de 2019, 15h:36
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Festas Juninas aquecem o comércio da indústria de amendoim no país

A indústria contou com crescimento de 40% na geração de empregos em relação ao ano passado

Juliana Brum
De Três Lagoas para o Capital News

Divulgação

Festas Juninas aquecem o comércio da indústria de amendoim no país

O Centro Oeste representa o segundo maior consumidor de amendoim nestas épocas de festividades juninas

O período de Festas Juninas, que compõem os meses de junho e julho, é de extrema importância para a indústria de amendoim. A época é marcada pelo aumento do consumo do produto.Soma-se ainda a importância da temporada para a economia, em 2019 houve, por exemplo, um aumento de 40% no número de pessoas empregadas e dedicadas ao período sazonal.

 

De acordo com a pesquisa Conecta, encomendada pela Abicab,locais onde há a prática de festas juninas e julinas, o consumo do produto é bem mais expressivo. 

 

A região Nordeste, onde as tradições populares são mais intensas, concentra a maior parte desse movimento da indústria (77%), seguida pelo Centro-Oeste (70%) e Sudeste (63%). Ainda vale ressaltar que a mesma pesquisa atestou que a paçoca ainda é o tipo de amendoim mais consumido (69%) entre os entrevistados, seguido de Amendoim japonês (59%) e Amendoim sem pele (55%).

 

O presidente da ABICAB, Ubiracy Fonsêca, ressaltou a importância do produto nesse período. “Amendoim é uma paixão do brasileiro, mas temos períodos chaves em que esse mercado se movimenta de forma mais acelerada. A temporada de festas de junho e julho é um desses e a pesquisa Conectaconfirma essa percepção, já que 87% dos respondentes informaram que essa temporada é aprincipal ocasião para o consumo do produto”. concluiu Fonsêca.

 

Mercado de Amendoim

 

O Brasil é o 14º maior produtor de Amendoim in natura do mundo e vem aumentando sua capacidade de produção.Segundo dados do CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento), o setor de amendoim, estimou em volume de produção de grãos, 515mil toneladas na safra de 2018/2019, no qual 95% da produção é realizada no estado de São Paulo.

 

Representando mais de 60% do mercado, a ABICAB tem uma especial preocupação com a qualidade da produção do amendoim e do produto que chega à mesa dos consumidores e por isso mantém ativo o Programa Pró-Amendoim. As empresas associadas que possuem o selo “Qualidade Certificada Pró-Amendoim-ABICAB” atendem os requisitos da legislação em relação aos níveis de aflatoxina, e fabricam produtos à base de amendoim totalmente seguros (auditados e monitorados pela auditoria DNV-GL).

 

O programa colabora com a denúncia de produtos irregulares por meio do monitoramento e da análise realizada pelo laboratório LAMIC. 

 

Com uma produção forte e cada vez mais qualificada, a exportação alcança 89 países como Rússia, México, Polônia, Espanha, Reino Unido, e África do Sul.O setor de amendoim exportou em 2018, 238 mil toneladas de amendoim in natura, correspondendo a um valor de US$ 266 milhões.

 

Saúde em grãos

 

Não é raro aqueles que se preocupam com a calorias dos amendoins, mas esse é um alimento rico nutricionalmente, trazendo muitos benefícios à saúde quando consumido em quantidades moderadas. Possui nutrientes ômega-3, zinco, selênio e a vitamina E, e auxilia na diminuição de processos inflamatórios, além de acelerar a cicatrização do tecido, retardar o envelhecimento celular, evitar dermatites e melhorar a capacidade das barreiras celulares. Além disso, poderá ajudar até na perda de peso, pois possui fibras e a combinação de macronutrientes essenciais (gordura, proteína e carboidrato), importantes para uma combinação completa.

 

Outro benefício do amendoim é que ele é rico em vitamina B3, uma das protetoras do sistema nervoso e combatente de doenças como Alzheimer. E, ainda ajuda na redução do colesterol total e triglicérides.

 

Os dados foram fornecidos pela  a Abicab que representa os principais fabricantes de Chocolate, Amendoim, Balas e derivados do País junto às esferas pública e privada, no Brasil. A indústria brasileira nestes setores fatura cerca de R$ 26,4 bilhões e gera mais de 42 mil empregos diretos. A entidade, que representa atualmente 92% do mercado de chocolates, 93% do mercado de balas e confeitos e 62% do mercado de amendoim, tem como objetivo central implementar ações de valorização, promoção e fomento dos mercados internos e externo nestes setores.

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