Sábado, 15 de Junho de 2024


Economia Sexta-feira, 11 de Fevereiro de 2022, 16:13 - A | A

Sexta-feira, 11 de Fevereiro de 2022, 16h:13 - A | A

Investimentos

Obras da UFN3 podem ser retomadas em julho

Grupo Acron desembarcou na Capital nesta sexta-feira

Elaine Silva
Capital News

Chico Ribeiro/Portal MS

Obras da UFN3 podem ser retomadas em julho

Reunião aconteceu em Campo Grande

Obras na Unidade de Fertilizantes Nitrogenados em Três Lagoas(UFN3), podem ser retomadas em julho deste ano, conforme afirmou o vice-presidente da Acron, Vladimir Kantor, nesta sexta-feira (11). “Estamos muito interessados em estar presente em Mato Grosso do Sul. Gostaríamos de começar a trabalhar já em julho”.

Chico Ribeiro/Portal MS

Obras da UFN3 podem ser retomadas em julho

Prefeito de Três Lagoas Angelo Guerreiro

 

Grupo russo Acron desembarcou em Campo Grande, nesta sexta-feira para tratar com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o prefeito Angelo Guerreiro da política de incentivos fiscais para a retomada dos investimentos na fábrica. “Isso para nós é muito importante. É geração de novos empregos, crescimento da economia e ganho para os produtores”, disse Guerreiro.

Chico Ribeiro/Portal MS

Obras da UFN3 podem ser retomadas em julho

..

 

No encontro, ficou definida a criação de um grupo de trabalho para que Governo do Estado, Prefeitura de Três Lagoas e Acron estabeleçam termos de acordo de concessão de benefícios fiscais para a retomada das obras da fábrica, que foram paralisadas em dezembro de 2014 com 81% de conclusão. Segundo o Governo do Estado, essa definição pode acelerar o processo de venda da unidade para a empresa russa. “Criamos um grupo de trabalho para organizar essa documentação. Em curto prazo, vamos chegar a um documento finalizado, assinado por nós e que vai permitir a continuidade das obras e dos investimentos por parte da Acron, com mais atividade econômica na região e mais oportunidades de emprego e renda para nossa gente”, destacou Azambuja.

Chico Ribeiro/Portal MS

Obras da UFN3 podem ser retomadas em julho

Jaime Verruck

 

“O objetivo do Governo do Estado e da Prefeitura de Três Lagoas é manter os incentivos fiscais. Nos comprometemos com essa manutenção para que os russos possam dar sequência aos investimentos. Agora, dado que o projeto vai ter algumas modificações em relação à ideia inicial, essas modificações precisam ser inseridas no termo de acordo”, explicou o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

 

As reuniões do grupo de trabalho começam já na semana que vem. Para a gerente executiva de gestão de portfólio do Petrobrás, Ana Paula Saraiva, as tratativas do grupo vão contribuir para a efetivação da venda da UFN3 da Petrobrás para a Acron. “Temos toda intenção de concluir essa venda no prazo mais rápido possível”, falou.

 

Também participaram da reunião os secretários Eduardo Riedel (Infraestrutura) e Lauri Kener (adjunto da Fazenda), além do superintendente de Indústria e Comércio da Semagro, Bruno Bastos, e de demais integrantes das diretorias da Acron e da Petrobras.

Chico Ribeiro/Portal MS

Obras da UFN3 podem ser retomadas em julho

..

Venda 

Grupo russo Acron fechou a negociação de compra da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN3) da Petrobras em Três Lagoas. O anúncio foi feito pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na manhã desta sexta-feira (4) durante o lançamento de pacotes de obras de R$ 70 milhões para macrodrenagem e pavimentação na cidade do Bolsão.

 

Entenda a história da UFN3

A UFN3 teve a obra paralisada em dezembro de 2014 após a Petrobras romper o contrato com o Consórcio responsável pela construção da fábrica que, na época, já havia consumido mais e R$ 3 bilhões. A estatal colocou a UFN3 à venda em setembro de 2017, alegando que não tinha mais interesse em seguir no seguimento de fertilizantes. A empresa da Rússia manifestou interesse na compra da fábrica, mas depois desistiu diante do empecilho para o fornecimento do gás natural, que viria da Bolívia. 

 

Agora, novamente o grupo finaliza a negociação deste importante ativo estratégico para o desenvolvimento do Estado.

Arquivo/PortalMS

Obras da UFN III devem ser retomadas em oito meses

UFN3

Comente esta notícia