A Paper Excellence comunica que concluirá no início de agosto a aquisição da Eldorado Brasil, localizada em Três Lagoas, processo iniciado no dia 2 de setembro do ano passado e que prevê a compra das ações e a assunção das dívidas da empresa. O objetivo do grupo é tornar-se um dos líderes mundiais da indústria de celulose. Sua estratégia de longo prazo é continuar expandindo suas capacidades por meio de aquisições e projetos Greenfield com objetivo de se beneficiar dos ganhos de escala.
Até 10 de agosto será feito pagamento complementar por 50,59% das ações da companhia, que permanecem com a J&F Investimentos, uma holding brasileira criada em 1953 pertencente a família Batista, dos irmãos Joesley e Wesley, e que controla empresas como a JBS, Eldorado Celulose e outras. Com isso, a Paper Excellence passa a ser dona de 100% da Eldorado Brasil. O prazo para a conclusão da aquisição é setembro deste ano.
A Paper Excellence adquiriu 49,41% da Eldorado por R$ 3,8 bilhões e agora vai pagar aproximadamente R$ 4 bilhões pelas ações restantes. O plano, ao assumir a produtora de celulose, que em 2017 superou 1,7 milhão de toneladas de produção, é refinanciar as dívidas.
Em 2 de setembro de 2017, foi assinado o contrato de compra e venda da Eldorado Brasil entre a Paper Excellence e a J&F Investimentos. Em 25 de setembro, foram adquiridos 13% das ações. Em dezembro, outros 36,41%, pertencentes aos fundos de pensão Petros e Funcef, à J&F e ao FIP Olímpia. Todos os fundos exerceram o direito de “tag along”.
A conclusão da compra reforça a estratégia da Paper Excellence de expandir sua operação que sempre teve o Brasil no radar por ser um país com uma posição diferenciada no cenário global de produção do setor. A Eldorado é uma aquisição importante porque inclui no seu portfólio ativos de produção de celulose de eucalipto, afirma a empresa, em nota, enviada à imprensa.