Notícias de Três Lagoas e MS | Capital News

Sexta-feira, 17 de Maio de 2019, 18h:32

SEMED realiza palestras sobre Exploração Sexual

Palestra foi ministrada em alusão ao Maio Laranja

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/Pmcg

SEMED realiza palestras sobre Exploração Sexual

Palestra foi ministrada em alusão ao Maio Laranja

 

Os profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram de palestra cujo tema foi relacionado ao Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em alusão ao Maio Laranja. 

 

A palestra foi desenvolvida pelo professor Domício Júnior, que atua na área de formação de liderança corporativa e falou sobre o aumento dos casos de abuso e também a importância de discutir o tema nas escolas, envolvendo toda a comunidade escolar.

 

Conforme dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, o qual aponta que a cada oito minutos uma criança é abusada no país. Considerando também que, cerca de 80% dos crimes ocorrem em ambiente familiar e apenas 2% são denunciados, segundo o órgão. 

 

Para o professor Domício Júnior, “O Estado é um dos líderes tanto na prática quanto na denúncia de abusos. Mesmo assim, para algumas famílias, a denúncia é complicada porque em muitos casos ela é praticada pela pessoa que sustenta a casa”, pontua.

 

Ainda conforme o professor, “O Maio Laranja é só para pontuar a questão, mas é preciso ter um trabalho contínuo nas escolas”, enfatiza.

 

Estiveram presentes no evento também, Alexandro Leal, auxiliar de coordenação do projeto Nova, que assiste vítimas de violência e abuso sexual e que após a palestra, esclareceu dúvidas dos profissionais da Reme e falou sobre o trabalho do grupo.

 

As ações de conscientização sobre o tema realizadas pela Rede Municipal de Ensino, são desenvolvidas nas unidades escolares por meio da Superintendência de Gestão e Normas (Sugenor), que desenvolve projetos com os alunos das unidades escolares. O  gerente de Gestão da Educação Básica, Heraldo Stockler Bojikian explica que a temática também é abordada por meio do projeto “Valorização da Vida”, criado ano passado e desenvolvido nas escolas.

 

O objetivo do projeto é capacitar os profissionais da Reme sobre como identificar os sinais de depressão entre os alunos e no momento leva a equipe de psicopedagogas para desenvolver atividades nas unidades que solicitam apoio.

 

São desenvolvidas palestras voltadas a temática da depressão e já atendeu 1172 alunos e 590 professores da Rede. “Essas palestras são importantes porque as diretoras podem replicar com suas equipes o conteúdo”, ponderou.

 

Além disso, a Semed também possui parceria com a Casa da Mulher Brasileira, órgão federal que atua na proteção da mulher.