Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Rural Terça-feira, 19 de Maio de 2020, 10:10 - A | A

Terça-feira, 19 de Maio de 2020, 10h:10 - A | A

Exportações

China é o destino de 79% da produção de soja exportada por MS

No Brasil, o Estado é o sexto maior exportador do produto agrícola

Hélder Rafael
Capital News

ms.gov.br

China é o destino de 79% da produção de soja exportada por MS

China é o destino de 79% da produção de soja exportada por MS

A China é a responsável por comprar 79% da soja exportada por Mato Grosso do Sul. Apenas no primeiro quadrimestre de 2020 foram enviados ao país 1,2 milhão de toneladas, aumento de 20% no volume em relação ao mesmo período de 2019.

 

Os dados são do levantamento feito pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) com base nos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços).

 

Atrás da China, aparecem como principais destinos das exportações estaduais de soja a Argentina, com 8,7%, e Paquistão, com 4,1%.

 

No Brasil, Mato Grosso do Sul é o sexto Estado que mais exporta soja, e responde por 4,5% do total de soja nacional comercializada ao exterior. Mato Grosso ocupa a primeira posição, com participação de 30% do mercado.

 

O titular da Semagro, Jaime Verruck, explica que apesar da diversificação da matriz econômica estadual, a soja continua como um dos principais produtos da economia sul-mato-grossense. “A agricultura tem papel fundamental na nossa matriz econômica, mas com o avanço do processo de industrialização conseguimos agregar valor ao nosso produto e exportar menos soja in natura e mais derivados”, disse.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS