Notícias de Três Lagoas e MS | Capital News

Sexta-feira, 10 de Julho de 2020, 09h:13

Pagamento do Auxílio Emergencial terá controle mais rígido

Segundo o governo, dos 65,4 milhões de beneficiados, apenas 0,44% não se enquadram nos critérios

Hélder Rafael
Capital News

Marcello Casal Jr/Agência Brasil Economia

Pedidos de auxílio emergencial em análise somam 11 milhões

..

O Ministério da Cidadania e a Receita Federal firmaram acordo nessa quinta-feira (9) para ampliar as ferramentas de gestão, análise de dados e controle da lisura do pagamento do Auxílio Emergencial.

 

Dos 65,4 milhões de brasileiros beneficiados pelo programa do Governo Federal que garante renda mínima aos vulneráveis durante a pandemia, apenas 0,44% não se encaixavam nos critérios da lei, segundo dados apresentados pela Receita Federal. 

 

Para o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, o acordo firmado dará um suporte extra para que os recursos públicos sejam aplicados de forma cada vez mais efetiva.

 

"Nós temos índices muito positivos em todas as medições feitas, quer seja pela CGU, quer pelo Tribunal de Contas da União, quer pelo acompanhamento que a Receita Federal tem feito. Já chegamos a 125 milhões de pessoas que, direta ou indiretamente, estão beneficiadas pelo Auxílio Emergencial. O governo do presidente Bolsonaro determinou a todos nós que ninguém ficasse para trás e a gente têm, neste momento, um sistema eficiente e seguro", afirmou Onyx.

 

O cruzamento de dados da Receita se dá a partir da Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física, com ano base de 2019, de cada solicitante do benefício.