Notícias de Três Lagoas e MS | Capital News

Sexta-feira, 14 de Maio de 2021, 13h:39

Operação “Missão Cumprida” é deflagrada em Ponta Porã

Ação é contra crimes ambientais e estava sob a supervisão do Delegado Mikaill Faria

Elaine Silva
Capital News

Operação "Missão Cumprida" foi deflagrada, nesta quarta-feira (12), pela Polícia Civil para cumprir os mandados de busca e apreensão em diversos locais na cidade. Na ação foi preso em flagrante a pessoa de E.N.A.R. pelos crimes de posse irregular de arma de fogo, crime contra a relação de consumo (manter mercadoria em condições impróprias para o consumo) e pelo lançamento de resíduos sólidos, líquidos e detritos em desacordo com as exigências estabelecidas em lei ou regulamento.

Divulgação/PCMS

Operação “Missão Cumprida” é deflagrada em Ponta Porã

Delegado Mikaill Alessandro Faria


Operação, que estava planejada para a última semana, sob a supervisão do Delegado Titular da Delegacia Especializada de Combate a Crimes Rurais e Abigeato (Deleagro), Mikaill Alessandro Faria, não pode ser cumprida na data previamente. Após a morte do delegado toda Polícia Civil de Ponta Porã cumpriu a missão da especializada como forma de finalizar o trabalho do colega, sendo, portanto, a operação batizada de “missão cumprida” em sua homenagem.

Segundo a Polícia Civil, as investigações E.N.A.R mantinha, em uma chácara na Cabeceira do Apa, um abatedouro ilegal que, dotado de estrutura contendo ganchos com elevação mecanizada câmara fria, abatia suínos e bovinos e, utilizando-se caminhonetas F-350 com carrocerias de madeira para o acondicionamento precário e distribuição dos animais, já carneados, em mercados e açougues de Ponta Porã.

Durante a operação, em cumprimento ao mandado de busca na chácara, E.N.A.R foi surpreendido na companhia de mais dois indivíduos enquanto carneavam suínos e, na câmara fria foram encontradas carcaças bovinas. No local, observou-se que os dejetos, sangue e restos dos animais abatidos seguiam para o leito de um pequeno córrego que passa pela propriedade, causando poluição ao meio ambiente e, ainda, foi localizada uma arma de fogo, calibre .22 que, segundo o conduzido, era utilizada no abate dos animais. Na propriedade rural as atividades contaram com o apoio da IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS).

Concomitantemente, foi cumprido mandado de busca e apreensão na residência de E.N.A.R no município de Ponta Porã, onde foram apreendidos diversos documentos relativos à comercialização e transporte de gado. E, ainda, foram realizadas inspeções, pela vigilância sanitária, em 04 estabelecimentos comerciais suspeitos de receber carne bovina e suína sem procedência comprovada. A vigilância sanitária realizou as fiscalizações com a presença de uma médica veterinária que analisou os cortes de carte para produção de um relatório do tipo de carne e se os cortes vendidos correspondem aos demonstrados nas notas. Os donos dos estabelecimentos deveram prestar esclarecimentos nos próximos dias para Polícia Civil.

A operação contou com a participação de todas as Delegacias de Ponta Porã participaram da operação (1ªDP, 2ªDP e DAM) e, ainda, houve o apoio da Delegacia de Antônio João, com a finalidade de cumprir ao mesmo tempo os mandados de buscar e atingir um resultado satisfatório.