Notícias de Três Lagoas e MS | Capital News

Sábado, 07 de Agosto de 2021, 17h:51

Prefeitura de Campo Grande assina termo de doação do Sistema Monitora Saúde

Plataforma será ampliada para diversos municípios em todo Brasil

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/PMCG

Prefeitura assina termo de doação do Sistema Monitora Saúde

Cerimônia de assinatura do termo de doação

Prefeitura de Campo Grande assinou na última sexta-feira (6), o termo de doação do Sistema Monitora Saúde para Municípios e para o Governo Federal. O sistema foi desenvolvido em abril de 2020 pelos servidores da Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), sendo amplamente utilizado para apoiar ações da Saúde, durante a pandemia da Covid-19. 

 

Desde sua implementação, a ferramenta utilizada em Campo Grande, Sidrolândia e Camapuã, apresentou resultados positivos como otimização de filas, celeridade no processo e a transparência das informações. A doação tem o intuito de ampliar o apoio aos municípios e auxiliar mais lugares pelo Brasil,  de forma que o Ministério da Saúde possa difundir para outros municípios do país a experiência tecnológica de Campo Grande.

 

O Sistema Monitora Saúde possui diversos serviços, como o monitoramento dos pacientes atendidos, a gestão completa de vacinação desde o controle de estoque de vacinas, passando pelo monitoramento das gestantes vacinadas e entrega ao vacinado, praticamente em tempo real, além da carteira digital de vacinação.

 

Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), ressalta que todas as ferramentas tecnológicas utilizadas pela prefeitura visam ampliar e otimizar a vida do cidadão campo-grandense. “Eu digo para as nossas equipes que as boas experiências da gestão devem ser compartilhadas, não é diferente na tecnologia”, enfatizou.

 

Durante a visita do Ministro da Saúde Marcelo Queiroga a Capital, foi promovido o ato formal de doação do Sistema “Monitora Saúde” para o Governo Federal.

 

Diretor-presidente da Agetec, Paulo Cardoso destaca o objetivo da ferramenta. “O Sistema Monitora Saúde foi desenvolvido para apoiar as equipes da área da saúde em Campo Grande, trabalhamos juntos para criar uma ferramenta que deu aos gestores o completo controle de todos os processos na vacinação contra a covid-19, desde o gerenciamento do estoque de vacinas até a programação da segunda dose”, explicou.

 

Para o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, o sistema foi essencial para a eficiência da campanha de vacinação. “Graças à parceria com a Agetec, através do desenvolvimento destas ferramentas, foi possível otimizar o trabalho de enfrentamento à covid-19 e a vacinação contra a doença, sendo a nossa cidade reconhecida nacionalmente como referência em eficiência e planejamento”, destacou via assessoria.