Sábado, 15 de Junho de 2024


Polícia Segunda-feira, 21 de Novembro de 2016, 18:18 - A | A

Segunda-feira, 21 de Novembro de 2016, 18h:18 - A | A

Rebelião

Agepen controla rebelião na penitenciária feminina de Três Lagoas

Agente feita refém pelas internas já foi liberada e presas transferidas

Flavia Andrade
Capital News

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) controlou, por volta das 12h30, a ação de três presas que fizeram uma agente penitenciária de refém, na manhã desta segunda-feira (21), no Estabelecimento Penal Feminino de Três Lagoas (EPFTL). Elas exigiam transferência de presídio.

A movimentação teve início por volta das 10 horas, quando a agente penitenciária retirava uma das presas para atendimento. Ela e outra interna renderam a servidora, utilizando uma tesoura escolar, tomaram a chave e liberaram outra detenta, que estava em outro pavilhão. Todas as demais custodiadas, que estavam em horário de banho de sol, não participaram da ação.

Agentes penitenciários de folga e de outras unidades prisionais de Três Lagoas foram até o presídio para reforçar a segurança. Policiais Militares da Rotai (Rondas Ostensivas e Táticas do Interior) também foram ao estabelecimento penal e ajudaram nas negociações.


As três internas, identificadas como Juceli Jiordana Costa da Silva, Luzinete Barbosa Gonçalves e Maria Wankla Rosa da Silva, que estavam no presídio de Três Lagoas há cerca de quatro meses, foram transferidas para outras unidades prisionais do Estado, onde ficarão em celas disciplinares. As transferências foram coordenadas pela Diretoria de Operações da Agepen.

Segundo o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, a transferência das três internas foram autorizadas no sentido de garantir a segurança na unidade prisional e a integridade física da agente. Conforme Stropa, devido ao ato de indisciplina, elas ficarão em um regime de segurança mais rigoroso.

A agente penitenciária feita refém não sofreu ferimentos físicos, foi dispensada do serviço e será acompanhada pelo Núcleo de Atendimento Psicossocial da Agepen.

Comente esta notícia