Os vereadores Marcus Bazé e Davis Martinelli, membros da Comissão de Educação, Meio Ambiente, Cultura, Deporto e Turismo da Câmara Municipal de Três Lagoas, realizaram nesta segunda-feira (20) uma das séries de oitivas que apuram possíveis irregularidades pela administração municipal na aquisição de 3.070 netbooks para a Rede Municipal de Ensino pelo Programa Um Computador por Aluno (Prouca), ainda no governo da ex-prefeita Márcia Moura.
Nesta sessão foram interrogados o técnico em informática Edson Antônio Dias Júnior e a diretora do departamento administrativo da Prefeitura, Larissa Rodrigues da Silva, que esclareceram sobre o projeto e as dificuldades encontradas para efetivar o uso dos equipamentos pelos alunos da Rede de Ensino, conforme prevista quando da aquisição.
Edson era funcionário da empresa contratada para instalar a rede de internet nas escolas e, atualmente, atua na prefeitura, com a manutenção de equipamentos. Ele informou que a referida empresa foi contratada apenas para instalar a rede lógica e elétrica, sendo que não havia previsão de que colocasse os Netbooks para funcionar.
Ainda assim, segundo ele, a empresa teria deixado, como bônus, cinco escolas em funcionamento, repassando para a prefeitura o sistema que deveria ser usado para efetivar o funcionamento em outras dez escolas da rede. Atualmente, ele disse que só tem conhecimento de que a escola Filinto Muller estaria fazendo pleno uso dos equipamentos.
Larissa Rodrigues informou aos vereadores Marcus Bazé e Davis Martinelli sobre a contratação de serviços de manutenção e monitoramento da rede, adequação da rede e adequação de cabeamento estrutural, sobretudo sobre um aditivo para os referidos servidos.