As áreas prioritárias a receberem investimentos em 2018 serão decididas pela população em Três Lagoas. A Prefeitura do município anunciou a abertura de uma enquete em seu site oficial para que a população escolha quais setores merecem mais atenção e devem ser tratados como prioridades na Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO) do próximo ano.
A LDO tem como a principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais, da seguridade social e de investimentos do Poder Público, com isso, o intuito, segundo a Prefeitura, é permitir que a população tenha maior participação na tomada de decisões.
A enquete é composta por nove etapas, onde o cidadão avaliará de 1 a 10 qual a importância de itens como: Saneamento/Drenagem/Pavimentação; Saúde; Educação; Assistência Social; Mobilidade e Transporte; Esporte e Lazer; Cultura e Turismo e Acesso Digital. As respostas do formulário formarão uma estatística que mostrará quais são as prioridades que os três-lagoenses querem dentro da LDO 2018.
Conforme o secretário municipal de Finanças, Receita e Controle, Cassiano Roja Maia, a iniciativa é para implantar um modelo de gestão participativa. “Para isso, precisamos criar ferramentas que permitam interação com a população e que possibilite que ela [população] gere as prioridades nas ações da Administração Pública Municipal”, ressaltou.