divulgação/Assessoria da Câmara
![Vereadores criticam faltam de emprego para três-lagoenses](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2015/09/16/350x220/fa57296fe6b4c68de4695dbeb744cc43.jpg)
Sessão plenária foi marcada pela crítica dos vereadores sobre a oportunidade de emprego aos trabalhadores locais
A falta de oportunidade de trabalho está atingindo também o município de Três Lagoas, parlamentares da câmara criticaram os empresários que não estão contratando a mão de obra local, mas de outros estados que faz divisa com a cidade.
Na sessão desta semana o vereador Gilmar chamou atenção para a questão, afirmando que é preciso ajudar todos que aqui chegam como ocorreu com haitianos. No entanto, é necessário também dar prioridade aos três-lagoenses, que estão ficando desempregados. Ele ainda ressaltou que os trabalhadores devem se sindicalizar para se organizar e brigar por seus direitos.
Durante a fala na tribuna, Gil do Jupiá chegou a apresentar uma lei, datada de 2005, aprovada pela Câmara, que obriga as empresas instaladas em Três Lagoas, sobretudo, as que recebem benefícios fiscais, a contratar trabalhadores locais.
Conforme Gil, a referida lei prevê que 66% das vagas sejam destinadas a três-lagoenses. Ele chegou a sugerir ao presidente da Câmara que seja criada uma Comissão de Vereadores para visitar as fábricas e verificar o quadro de funcionários.
Ainda sobre a destinação das vagas para trabalhadores locais, o vereador Idevaldo fez coro às falas dos colegas e fez uma indicação destinada à prefeita, solicitando que dê prioridade aos moradores do município para as vagas disponíveis no Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (CIAT), com intuito de esclarecer qual critério é utilizado para a destinação das vagas.