00:00:00 Terça-feira, 16 de Julho de 2024


Rural Domingo, 09 de Abril de 2023, 09:30 - A | A

Domingo, 09 de Abril de 2023, 09h:30 - A | A

Energia

Agems traz melhorias na distribuição rural de energia na região leste

Analisando demandas de consumidores recebidas por meio da secretaria

Layane Costa
Capital News

Divulgação/Portal MS

Agems traz melhorias na distribuição rural de energia na região leste

Agência reguladora fez reuniões técnicas

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agems) promoveu melhorias na prestação dos serviços de distribuição de energia elétrica nas Redes de Distribuição Rurais (RDRs) de Três Lagoas e outros municípios do leste do Estado.

 

Foi concluída a segunda fiscalização e Acompanhamento dos Planos de Resultados da Energisa e da Neoenergia Elektro, a agência constatou melhora técnica e aperfeiçoamento de prevenção e manutenção nas redes.

 

“Esse é um trabalho importante que nós estamos fazendo. Ampliamos nossa presença naquela região de Mato Grosso do Sul, atentos às demandas dos consumidores, sejam os de residência, comércio, indústria, e do setor produtivo”, afirma o diretor-presidente da Agems, Carlos Alberto de Assis.

 

“Nossa fiscalização e nossa Ouvidoria estão ainda mais presentes e contribuindo para melhorar a prestação do serviço”, destaca o dirigente.

 

Energia segura

A estimativa é de que o Estado tenha mais de 1,3 milhão de hectares, sendo que até 2030 a perspectiva é de que atinja 2,0 milhões de hectares de florestas plantadas, ou seja, aproximadamente 5,6% do território Sul-mato-grossense.

 

No último ano e meio, articulação entre a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), produtores rurais, Agems e concessionárias gerou intervenções para corrigir deficiências, reforçar a prevenção de incêndios florestais e reduzir interrupções de longa duração no abastecimento na região que mais concentra esse tipo de produção agroindustrial.

 

Analisando demandas de consumidores recebidas por meio da secretaria, a agência reguladora fez reuniões técnicas, inspeções a campo e recomendações que produziram Planos de Resultados, elaborados e executados pelas duas distribuidoras. Equipe da Câmara Técnica de Energia promoveu ações presenciais nas instalações das distribuidoras e inspeções em campo das RDRs.

 

“Acompanhamos o cumprimento desses planos para verificar se os problemas foram corrigidos. As distribuidoras já têm atividades preventivas e de manutenção permanentes, mas com essa ação direcionada, todo esse trabalho passou por melhorias, o que beneficia a todos os consumidores”, explica o diretor de Gás, Energia e Mineração, Valter Almeida da Silva.

 

Os planos incluíram orientação e tratativas contínuas com proprietários rurais sobre a observância da faixa de segurança de redes em relação a árvores plantadas na área de servidão.

Comente esta notícia