Sexta-feira, 17 de Maio de 2024



Rural Quinta-feira, 10 de Julho de 2008, 14:29 - A | A

Quinta-feira, 10 de Julho de 2008, 14h:29 - A | A

Gado apreendido na Amazônia será leiloado

Da Redação

Está marcado, para a próxima segunda-feira (14), o início do leilão do gado apreendido pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) em área de preservação da Amazônia. A maior parcela dos recursos arrecadados será repassada ao Fome Zero, estratégia do governo federal de combate à fome e à pobreza, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Serão leiloados 45 touros, 2.100 vacas, 800 novilhos e 555 bezerros da raça nelore e anelorado. Os animais - que estão vacinados e apresentam boa saúde - se encontram na Estação Ecológica da Terra do Meio, no município de Altamira (PA), onde foram apreendidos. O secretário de Articulação Institucional e Parcerias do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ronaldo Garcia, afirma que a apreensão do gado é uma punição pelas ilegalidades cometidas. “Os invasores e depredadores de áreas de conservação ou preservação vão sofrer ações judiciais, multas pesadas e os produtos e animais serão confiscados”.

Este é o primeiro leilão no âmbito da cooperação MDS/MMA e os recursos serão repassados ao Fome Zero. “É um acordo de cooperação entre MDS, Ministério do Meio Ambiente, Ibama e Instituto Chico Mendes. O leilão inaugura um novo modo de operação dos órgãos federais envolvidos: manter a preservação ambiental com desenvolvimento social”, diz Ronaldo Garcia.

Pecuaristas, fazendeiros, frigoríficos e demais interessados de qualquer região do País podem participar do leilão. Para isso, eles devem obter certidão negativa constando a adimplência com a legislação ambiental.

O leilão será realizado pelo sistema eletrônico de comercialização da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que opera em conjunto com as Bolsas de Mercadorias. Os interessados devem estar devidamente cadastrados perante a Bolsa na qual pretendem realizar a operação. O preço inicial da venda será divulgado dois dias antes do leilão. Quem arrematar o animal se compromete a buscá-lo no local.  (Ascom/MDS)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS