Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Rural Quarta-feira, 15 de Dezembro de 2021, 14:27 - A | A

Quarta-feira, 15 de Dezembro de 2021, 14h:27 - A | A

Agronegócio

Importação de carne brasileira é retomada pela China

Vendas foram suspensas após casos Encefalopatia Espongiforme Bovina

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/FIEMS

Segundo ABPA, apesar da pandemia Brasil amplia oferta de carnes

Produção de carne bovina

Após três meses, a China autorizou a volta das importações de carne bovina brasileira, a partir desta quarta-feira (15). A compra de carne produzida no Brasil havia sido suspensa em 4 de setembro, após a identificação de dois casos de bovinos com Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), identificados em Nova Canaã do Norte (MT) e Belo Horizonte (MG).

 

Principal destino da carne brasileira, a China representa 48% das vendas globais do produto. Conforme a Agência Brasil, em 2020 o valor exportado para China superou US$ 4 bilhões.

 

De acordo com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a suspensão foi decretada pelo Brasil “em respeito ao protocolo firmado entre os dois países, que determina esse curso de ação no caso de EEB, mesmo que de forma atípica”. 

 

Conforme a justificativa do Mapa, os animais foram acometidos pela doença “de maneira espontânea e esporádica, não estando relacionada à ingestão de alimentos contaminados”. 

 

Secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal destaca que  não há transmissão da doença entre os animais e ressalta a importância da retomada. “Retomamos o fluxo normal de exportações para a China, após período de negociação, com trocas de informações e reuniões com equipes das autoridades chinesas. É uma boa notícia para o setor porque [a China] é o principal destino da exportação de carne bovina brasileira. Então, voltamos à situação que estávamos antes da suspensão”, disse via assessoria.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS